quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O medo é assassino da mente.O medo é a pequena morte que traz total obliteração.Enfrentarei meu medo, permitirei que passe sobre mim e através de mim, e quando tiver passado farei com que o olho interior enxergue seu caminho. Onde o medo esteve nada restará. Somente eu permanecerei.

Ladainha do Medo - Frank Herbert - Duna 

Em muitas ocasiões nossos medos são nossos maiores inimigos, seja dirigindo, seja caminhando, saindo de casa ou tomando decisões, lá estão eles nos assombrando. Controlar nossos medos e ansiedades é o maior passo no sentido de também chegar a dois objetivos básicos: Liberdade e Felicidade.

O maior de todos os obstáculos que infringimos a nós mesmos é o medo de não conseguir controlar as consequências de nossos atos. 

O mundo ignora completamente nossos obstáculos pessoais, nossas ansiedades e nossos medos, na verdade o mundo vira as costas para estes e se, não soubermos disso, simplesmente estaremos fadados ao esquecimento.

Enfrentem seus obstáculos, seus medos e com certeza chegarão a lugares onde "Nenhum ser humano jamais esteve".

Pense nisso.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Problemas de acesso ao MySql pela rede?

Você instalou o MySQL no seu poderoso servidor Linux, configurou tudinho, acessou via localhost ou 127.0.0.1 (hi hi = localhost) e simplesmente não funcionou?

A solução é realmente muito mais simples do que parece, abra o arquivo /etc/mysql/my.cnf, lembre-se de fazê-lo como root no Linux (você é o administrador do banco né?)

Ex.:
sudo gedit /etc/mysql/my.cnf

Localize as linhas:
#
# Instead of skip-networking the default is now to listen only on
# localhost which is more compatible and is not less secure.
  bind-address        = 127.0.0.1
#

Comente a linha:   bind-address = 127.0.0.1 (basta inserir um # antes dela, como as demais acima e abaixo. A sequência ficará assim:

#
# Instead of skip-networking the default is now to listen only on
# localhost which is more compatible and is not less secure.
# bind-address        = 127.0.0.1
#

Salve o arquivo e reinicie o serviço MySQL.

Pronto, agora toda a rede vai conseguir enxergar o servidor e não apenas o localhost (127.0.0.1)
Basta conectar o banco utilizando-se o endereço IP do servidor.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Apanhando e aprendendo.

Quando a gente adquire um novo gadget em informática, a primeira pergunta normalmente é: "Será que vai funcionar?" Imediatamente depois a gente se pergunta: "Será que vai dar trabalho para instalar?".

É realmente neste sentido que estou escrevendo estas palavras. Mesmo tendo uma conexão ruim banda larga, precisava conectar vários aparelhos por meio de wireless, mais para rede interna do que para internet (Isso pra mim, por que minhas meninas queriam mesmo é para a Internet), então fui à Kalunga, onde achei o melhor custo/benefício, e comprei o roteador ao lado (TP-LINK TL-WR340G), instalei todos os cabos corretamente, alimentação elétrica, enfim, tudo belezinha, mas...

É, sempre tem um porém, não é mesmo?
Como sou metódico, entrei no Ruindows e segui à risca as instruções que vinham no manual e então... NÃO FUNCIONOU. Ou melhor, funcionou a rede interna, mas conexão com Internet nem pensar. Então repassei várias vezes todos os passos até que (várias horas depois) consegui entender o motivo de não funcionar.

A instalação padrão é feita para uso doméstico em redes com conexão PPPe0, ou seja, aquela conexão banda larga onde o usuário usa um "discador" que o conecta para depois abrir um browser qualquer.

Então, configurei meu modem (510V6) para acessar via "discador" reinstalei o roteador usando o protocolo PPPe0 e aí sim, funcionou e não é mais necessário o uso do famigerado discador.

Com o TP-LINK programado conforme o manual e funcionando, parti para o mundo Linux, este, bem... Pegou o trabalho feito e simplesmente me disse que achou a conexão, conectou e pronto.

Simples assim, mas com certeza enquanto a gente não vê onde está o problema, a gente apanha mesmo.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Decepção total... Oi e sua Internet "bunda fina".

É impressionante e decepcionante o monopólio de péssimos serviços praticados pela Oi.

Você nunca viu isso? Deve ser por que você mora no município do Rio de Janeiro. Lá, Oi, GVT, Embratel, Net e outras operadoras brigam cabeça a cabeça, usuário a usuário a cada mega de velocidade, cada uma com descontos e ofertas de velocidades astronômicas, para alegria dos cariocas...

Enquanto isso, no limbo chamado Baixada Fluminense que tem um imenso potencial consumidor desta tecnologia, reina onipotente a Oi com suas taxas de velocidades estonteantes, tais como 600kbps, 300kbps, 150kbps!!! Sim, você não leu 15 megabytes por segundo não, meu caro leitor, você leu impressionantes 150kbps, para assinantes que já tem esta conexão há muito tempo. Aí o trouxa que paga praticamente R$100,00 por mês (por que ele tem que aturar pagar até mesmo um provedor, coisa que hoje em dia é desnecessária para a maioria das operadoras, mas hi... Esqueci... Só no Rio mesmo) para ter estas ridículas velocidades, liga para o tele-atendimento para pedir aumento de velocidade e então? Simples: NÃO HÁ DISPONIBILIDADE!!! (nunca há...) Até que milênio?

Enquanto as autoridades dizem que estão investindo em inclusão digital e até mesmo vão distribuir tablets nas escolas públicas, nem os assinantes de uma operadora tem inclusão digital de verdade. Você já experimentou entrar no youtube pra ver um filminho de 3 minutos numa conexão destas... Você leva, por baixo, 30 minutos, só aturando o download do filme. Atualização de sistema, se você usa Linux, bem, digamos uma 3 horas a cada atualização, se você tem Windows, uns 3 dias.

Inclusão digital, sim! Tablets para os pequenos! Mas que se tenha alguma concorrência, afinal, quem ganha com esta péssima prestação de serviço? Provavelmente vocês vão responder: Ah, eu sei! Os técnicos que se você molhar a mão com uns trocados (que variam de um para outro, lógico - concorrência né?) eles conseguem que você tenha uma conexão muito mais rápida, 1mbps (uau!) e pagando a velha conexão de 150kbps (que custa mais caro que assinar 15mbps no Rio).

Só pra constar: Minha conexão é a de 150kbps, por que moro no limbo... E há anos eles vão estar providenciando as instalações e vão estar me comunicando assim que estiverem prontificando a conexão.

E a gente ainda tem que aturar este palavreado de inglês mal traduzido.

Eu juro, assim que pintar QUALQUER operadora me oferecendo QUALQUER conexão mais rápida, vou cancelar TODOS os serviços que hoje pago para a Oi. Vão perder este cliente que vos fala e tantos outros que eu puder influenciar.