Se você trabalha em uma empresa que se utiliza de um sistema operacional "de verdade", muito provavelmente não poderá ter acesso ao sistema para fins administrativos, isto é uma forma de se preservar a integridade do sistema, evitando-se assim instalação de dispositivos ou softwares que não sejam de interesse da empresa.
É lógico, esta limitação tem um custo, ela também impede que usuários façam algumas tarefas de manutenção importantes e também exigem da área de TI um investimento sério em pessoal treinado para atender à muitas solicitações que são feitas, desde a instalação de uma impressora, até a de um software meramente administrativo, visto que este atendimento será centralizado no caso de empresas pequenas e na melhor das hipóteses será estratégicamente distribuído nos diferentes departamentos, conforme o tamanho e/ou as necessidades da empresa.
O usuário root é de vital importância e de perigo real no que diz respeito à integridade do parque computacional das empresas. Em sistemas operacionais como o Linux, ele é somente utilizado para fins específicos e a filosofia de desenvolvimento destes sistemas levam a sério estas limitações, afim de que o sistema seja realmente seguro e livre de falhas. Em Linux, poucos são os motivos para o sistema apresentar erros graves e dentre estes a grande maioria está realmente ligada a falhas na instalação deste ou de outro aplicativo/dispositivo.
Em grandes empresas, é impraticável que uma pessoa, ou mesmo um setor dê conta de administrar os diferentes computadores com diferentes necessidades e diferentes tipos de serviços a serem executados, sendo, neste caso, a melhor opção, a compartimentação do serviço, ou seja, sob a supervisão de um órgão central, colaboradores de cada setor específico sejam responsáveis por administrar a sua própria área, relegando ao órgão central apenas o controle administrativo central e de manutenção do parque de máquinas instaladas. Deixando as tarefas administrativas dos computadores para os responsáveis setoriais.
Em resumo o papel do usuário root não é apenas de bloquear os computadores para evitar que os usuários instalem "software pirata" (típico em empresas que se utilizam de software pirata - normalmente o Windows - o quê se pode fazer? Não é mesmo?) mas de promover uma administração séria do parque de máquinas da empresa, possibilitando assim que os usuários sejam aliados da organização e não seus inimigos.
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