segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Uso do usuário "root" no Linux


Se você trabalha em uma empresa que se utiliza de um sistema operacional "de verdade", muito provavelmente não poderá ter acesso ao sistema para fins administrativos, isto é uma forma de se preservar a integridade do sistema, evitando-se assim instalação de dispositivos ou softwares que não sejam de interesse da empresa. 

É lógico, esta limitação tem um custo, ela também impede que usuários façam algumas tarefas de manutenção importantes e também exigem da área de TI um investimento sério em pessoal treinado para atender à muitas solicitações que são feitas, desde a instalação de uma impressora, até a de um software meramente administrativo, visto que este atendimento será centralizado no caso de empresas pequenas e na melhor das hipóteses será estratégicamente distribuído nos diferentes departamentos, conforme o tamanho e/ou as necessidades da empresa.

O usuário root é de vital importância e de perigo real no que diz respeito à integridade do parque computacional das empresas. Em sistemas operacionais como o Linux, ele é somente utilizado para fins específicos e a filosofia de desenvolvimento destes sistemas levam a sério estas limitações, afim de que o sistema seja realmente seguro e livre de falhas. Em Linux, poucos são os motivos para o sistema apresentar erros graves e dentre estes a grande maioria está realmente ligada a falhas na instalação deste ou de outro aplicativo/dispositivo.

Em grandes empresas, é impraticável que uma pessoa, ou mesmo um setor dê conta de administrar os diferentes computadores com diferentes necessidades e diferentes tipos de serviços a serem executados, sendo, neste caso, a melhor opção, a compartimentação do serviço, ou seja, sob a supervisão de um órgão central, colaboradores de cada setor específico sejam responsáveis por administrar a sua própria área, relegando ao órgão central apenas o controle administrativo central e de manutenção do parque de máquinas instaladas. Deixando as tarefas administrativas dos computadores para os responsáveis setoriais.

Em resumo o papel do usuário root não é apenas de bloquear os computadores para evitar que os usuários instalem "software pirata" (típico em empresas que se utilizam de software pirata - normalmente o Windows - o quê se pode fazer? Não é mesmo?) mas de promover uma administração séria do parque de máquinas da empresa, possibilitando assim que os usuários sejam aliados da organização e não seus inimigos.

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