sábado, 11 de agosto de 2012

Dicas básicas para instalação de Dual Boot (Linux e Windows).

Quando a gente pensa em boot duplo ou dual boot parece coisa de Nerd daqueles que ficam o dia inteiro, todos os dias com o nariz colado no computador ou mesmo achamos que é algo difícil de se fazer... 

Nem é coisa de Nerd, nem é difícil de fazer, praticamente é algo que se faz quase sozinho, salvo algumas pequenas ocasiões.

Vamos então passar algumas dicas simples, mais de planejamento do que técnicas, mas que fazem uma enorme diferença na hora de executar nosso dual boot. Para fins didáticos citaremos aqui apenas o dual boot "Windows + Linux", mas tenham sempre em mente que é possível fazê-lo para vários sistemas de formas e modos diferentes, mas que no final sempre são muito parecidos. 

E lembre-se, também, de ter uma cópia ORIGINAL do Windows afinal a Microsoft precisa do seu dinheiro né... Além do que pirataria é crime e como tal deveria ser punido. Mesmo que o sistema seja tão caro que quase custe o preço de um computador novo (!!). A propósito o tal Windows 7 starter edition não conta, tá, é ruim demais...


Caso 1: Temos apenas 1 HD que deverá ser particionado para instalação dos dois sistemas.
- Neste caso, devemos sempre começar com o Windows, instale-o normalmente, lembrando de na instalação criar duas áreas no HD e formatar apenas uma, visto que a outra será usada pelo Linux, use todos os drivers que forem necessários para que a máquina funcione, o que toma aproximadamente uns dois dias (hi hi) e depois de instalado e funcionando, faça a instalação do Linux. Pronto, automaticamente o seu dual boot será criado após a instalação do Linux. Esta é a mais fácil e automática de todas as formas, pois o Linux não só se instala mas instala o GRUB que é o seu gerenciador de Boot. Se for feita ao contrário, primeiro Linux e depois o Windows o último vai tomar o setor de boot e você terá que recuperar o Grub o que, nem sempre é simples.

Caso 2: Temos 2 HDs e cada um terá o seu sistema separadamente.
- Devemos, por precaução, desconectar a força de um dos HDs e instalar o sistema (qualquer que seja Windows por exemplo) e depois fazer o contrário, desligar o outro e instalar no HD vazio o Linux) a ordem independe, depois liga-se os dois, tomando cuidado de setar no computador o HD com Linux para iniciar. Com o sistema iniciado, basta usar o comando $sudo update-grub . O linux vai reconhecer o outro HD e configurar o Grub direitinho.

Estas são as melhores e mais simples maneiras de se instalar o dual boot, afinal, basta o Linux comandando para a coisa funcionar, afinal o Windows estranhamente não consegue enxergar a existencia de outro sistema... Será que ele é míope? Sei lá... 

Se você tem um HD com Windows e depois quer particioná-lo para instalar um Linux, faça um defrag completo e depois use uma ferramenta como o Easeus ou Partition Magic para criar a partição desejada para a instalação do Linux.

Agora, o mais complicado mesmo é quando você tem um Linux instalado e quer instalar um Windows no mesmo HD. Da parte do Linux, use o gparted para criar a partição onde será instalado o Windows, formate-a como NTFS (facilita as coisas e torna a instalação mais rápida), acesse a dica " http://hildodutra.blogspot.com.br/2011/06/ih-perdi-meu-grub-e-agora.html " onde eu postei uma maneira simples de recuperar o grub que o Windows vai detonar  e instale-o normalmente, depois siga os passos da dica do link acima, tá. Mas esta é a maneira mais complicada.

Pense primeiro, se informe, estude um pouco e verá que é mais simples do que você imagina. Depois experimente, use os dois sistemas, e você verá que o Linux sempre está muito à frente do Windows... E você pagou caro pelo Windows não é mesmo?

______________________________________
Seja livre - Use Linux.

Nenhum comentário:

Postar um comentário