terça-feira, 16 de outubro de 2012

Windows 8... Algumas matérias que nos fazem pensar.

Quando a gente se utiliza de um sistema operacional, normalmente a tendência é procurar o mais moderno, o melhor, enfim, aquele que atenda as nossas necessidades e nos dê a possibilidade de crescer.

Tem sido assim há anos com o Linux, ele melhora com o tempo, sempre. Novos recursos não excluem recursos anteriores e a sua interface quem escolhe, independente da distribuição, no fim das contas somos nós. Ou seja, mesmo que você utilize o Ubuntu, você pode escolher entre XFCE, KDE, LXDE, como interface gráfica, isso se você não quiser usar qualquer outra que exista por aí. Temos liberdade de escolha e não para por aí, não só temos liberdade de escolha como temos a liberdade de alterar a interface (na verdade o sistema inteiro) que usamos ou mesmo deixar no bom e velho modo texto. É claro que estas últimas opções são para o pessoal mais "nerd" e se focar-mos no usuário comum temos, assim mesmo, muita liberdade de escolher o que quisermos colocar para funcionar em nossos computadores. Temos todo um mundo de escolhas e possibilidades a serem explorados. E isto causa um problema, é viciante!!! Janelas transparentes, arredondadas, com cores personalizadas e bordas cheias de detalhes artísticos ou então, pelo contrário, um desktop espartano e simples para focar na performance e não transformar o micro em uma carroça.

Aí, nós damos uma olhadinha pelas poucas "janelas" que o SO mais usado pelos desktops oferece e vemos algumas coisas estranhas que nos fazem pensar, será que é possível que alguém ainda pague por isso? A resposta é clara e imediata: Infelizmente SIM. As pessoas pagam enormidades em dinheiro que poderiam ser usadas para comprar até mesmo um Tablet daqueles mais baratinhos e ainda levam um software cheio de problemas e com um visual duvidoso. 

Pensando nisso, preparei aqui abaixo, alguns links disponibilizados por jornalistas e autoridades no assunto Windows falando sobre o novo sistema da Microsoft.

(Os links foram retirados a partir do site UOL)

16/10/2012 - Microsoft lança comercial "barulhento e confuso" sobre o Windows 8 na TV
http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/10/15/microsoft-lanca-comercial-barulhento-e-confuso-sobre-o-windows-8-na-tv/

12/10/2012 - Windows 8: Nove perguntas ainda sem resposta
http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/10/11/windows-8-nove-perguntas-ainda-sem-resposta/

04/10/2012 - Por que você não deve comprar um Ultrabook Windows 8
http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/10/03/por-que-voce-provavelmente-nao-deve-comprar-um-ultrabook-windows-8/

03/10/2012 - Cofundador da Microsoft diz que Windows 8 é "intrigante e confuso"
http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/10/02/cofundador-da-microsoft-diz-que-windows-8-e-intrigante-e-confuso/

17/09/2012 - Windows 8 é aposta estilo 'tudo-ou-nada' para a Microsoft
http://idgnow.uol.com.br/ti-corporativa/2012/09/17/idgnoticia.windows8-microsoft/

Vendo todas estas matérias, podemos notar em algumas o tom de esperança na possibilidade da Microsoft (e só dela, afinal os seus usuários são seus dependentes) desenvolver algo de bom em seu novo sistema, já em outros podemos ver a preocupação dos jornalistas em tentar descobrir como funciona o novo sistema, visto que seus recursos ou inexistem, ou estão escondidos em algum lugar atrás de tanta firula visual, cuja possibilidade de personalização cai por terra em muitos aspectos.

Não sei se vale de verdade a pena utilizar um sistema que você tenha que reaprender como se usa a cada nova versão, onde os caminhos para suas configurações são cada vez mais tortuosos e onde sua utilidade acaba sendo cada vez mais duvidosa. Além de ser fatalmente uma caixa de surpresas. Sabe-se lá quais códigos maliciosos podem existir escondidos em suas entranhas que informem à Microsoft informações as quais só são de seu interesse? Ou ninguém se lembra da mensagem de que "você pode ter sido vítima de pirataria de software" ao tentar atualizar o WindowsXP? Tudo começava em um backdoor do próprio firewall (waterwall hi hi) padrão do sistema, e acabava com a utilidade de quem tinha um XP instalado pelo primo do irmão do amigo do cunhado (!!).

Por que motivo não utilizar um software maduro, moderno, seguro e que está em constante aprimoramento? Por que não utilizar uma ferramenta livre e de código aberto que é anos luz mais personalizável e mais bem elaborada? Qual a motivação de comprar um SO por centenas de Reais podendo simplesmente baixar e distribuir para quem você quiser, quantas cópias você quiser fazer? Por que será que Google, Facebook, IBM, NASA e tantos outros grandes nem sequer cogitam a utilização do Windows em seus servidores?

Simples... Usam Linux e ponto.

_________________________________
Seja Livre - Use Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário