segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Ajustando resolução no Grub 2 (boot)

Se você instalou seu Xubuntu até a versão 11.10, ficou tudo bonito e você nem se ligou para a resolução do boot a partir do Grub2, por um fato simples, ele vinha pré-configurado para resoluções que quaisquer monitores (inclusive os mais antigos CRT4:3).

Mas caso você tenha migrado, ou mesmo instalado as versões a partir da 12.04, e tem um destes monitores antigos, muito provavelmente ao iniciar o sistema a resolução do grub é tão alta que sai dos limites de frequência do monitor, não aparecendo nada ou na melhor das hipóteses aparecendo uma mensagem de perda de sinal ou mesmo de sinal fora de frequência por parte do seu pobre monitor. 

Isto acontece por que o Grub 2, agora, vem pré-configurado para utilizar monitores mais modernos e que aceitam resoluções com frequências muito além do que os velhos CRT são capazes de mostrar.

Mas, normalmente este problema dura alguns segundos e o sistema roda normalmente com uma configuração de 1024x768 muito suave e bonita, como sempre.

Este problema torna-se crônico se você possuir um outro sistema operacional e quer ver o menu para poder escolhê-lo. Aí a coisa desanda.

Para resolver é bem simples.
Procure iniciar o sistema normalmente e quando você estiver "senhor do sistema", acesse como root (lógico só ele pode fazer esta alteração)  e vá até o diretório:

/etc/grub.d/

Abra com seu editor favorito o arquivo 00_header

E, logo após a linha:  
transform="s,x,x,"

Adicione o comando:
GRUB_GFXMODE=1024*768 

Caso queira, pode alterar de 1024*768  para 800*600, ou mesmo 640*480 e esta será a configuração de boot do Grub

Existem outras possibilidades, mas esta já ajuda bastante.

Caso queira outras informações, pode ser útil visitar o site: http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2009/12/tudo-sobre-o-grub-2/ 

Ali encontram-se muitas informações interessantes sobre o grub e o grub2.

_______________________________
Seja Livre! Use Linux!



Nenhum comentário:

Postar um comentário