Quando um ex-usuário Windows finalmente descobre que há um mundo atrás dos cliques de mouse e de janelas cheias de grades, ele pula fora e escancara seu horizonte entrando de vez no mundo Linux onde você tem toda a liberdade de usar seja lá qual for a interface.
Depois de descobrir que estranhamente o Linux possui dezenas de interfaces gráficas e que além disso você pode customizá-las a seu gosto... Estranho né? Principalmente se você vem de um mundo onde só há uma interface e você é queimado na fogueira se pensar diferente... Ele então se depara com o primeiro grande desafio o bash... Não entendeu?
Ah sim, não se trata de mouse e janela, o sujeito pira... Sim estamos falando de modo texto.
Então ele descobre que existe o comando " man bash " e vê que o principal manual do linux está todo em inglês... E o sujeito mal sabe o "portugueis"...
Tudo bem, tudo bem, se você resolveu entrar para o mundo do Linux então resolveu aprender que tem que estudar antes de tentar se aventurar.
Para dar uma ajudinha, encontrei este manual em português do bash (em txt). Muito útil, mas tem que ter disciplina para chegar ao final.
https://sites.google.com/site/hildodutra/home/bash.txt?attredirects=0&d=1
Boa Leitura.
ps. Os créditos estão no próprio arquivo de texto.
Seja livre... Use Linux.
isso não é a manpage do bash!
ResponderExcluirEu sei que não, mas em nossa língua tupiniquim, é o que mais se aproxima. De qualquer forma vale o comando: "man bash > manual.txt" e assim pode-se ler em seu tablet em qualquer lugar. Obrigado.
Excluir