Usuários de Windows normalmente tem uma larga experiência no convívio com estas pragas, principalmente dada a profusão de softwares ilegais que são comumente utilizados por estes usuários e que normalmente vem lotados de códigos maliciosos, já que é impraticável aos mortais adquirirem softwares que em muitas vezes custam mais do que os próprios computadores, assim como a falta de conhecimento imposto por um sistema operacional fechado que não permite uma correção de bugs eficiente, além da falta de vontade de mudar para um sistema mais eficiente...
Mas nós usamos Linux!!! Estamos livres!!! É ruim, hein!!!
Que nós usamos o Linux e temos mais segurança é um fato, as características da filosofia de trabalho e desenvolvimento do Linux realmente é anos luz mais segura do que o Windows jamais será, mas por quê deveríamos nos preocupar? Simples. Você já conheceu algum usuário Linux que nunca teve que ajudar usuários daquele outro sistema das janelas cheias de grades? É... Pois é... Esta é a nossa sina. Apesar de usarmos as mais avançadas tecnologias em sistemas operacionais, temos sim que dar um suporte aos usuários, nem que seja para ensinar a inserir/retirar com segurança uma pendrive, principalmente para aquele sobrinho, ou primo que se recusa a usar o pinguím.
Aí é que entra nossa consciência de segurança digital, como se já não bastasse ensinar a usar a pendrive, a gente verifica se ele tem um bom anti-vírus, pelo menos. E normalmente a verdade é que ele não tem ou se tem não está atualizado ou mesmo registrado.
Mas que tal resolver isto sem ter que partir para um anti-virus pago? Simples usando o ClamAV no caso do Linux (para ler aquelas pendrives que vem do mundo Windows e eliminar os montes de vírus que elas carregam...) ou no caso de aconselhar aos usuários do Windows, pode-se utilizar o ClamWin que é a versão Windows do ClamAV.
Assim você aconselha os seus usuários a utilizarem um anti-vírus leve (funciona bem leve até no Win98!!) e funcional e providencia aos mesmos um mínimo de segurança baseado em uma ferramenta livre e em constante atualização, além de gratuita e de código livre.
__________________
Seja livre. Use Linux!
Nenhum comentário:
Postar um comentário