A necessidade faz o ladrão...
Um velho ditado que na área de TI não poderia ser mais atual, pelo menos, no meu caso... Estou envolvido em um projeto de desenvolvimento e minha praia sempre foi Object Pascal/HTML e a galera que vai programar usa exatamente isso... É ruim hein!! Eles usam Java.
Sempre corri do Java, achava uma linguagem complicada, muito parecida com C (que nunca aprendi) e no fim das contas eu já sabia programar para web e aplicações com frontend visual com o próprio Object-Pascal. Então, acabei um pouco defasado. E ficar para trás em TI significa obsolescência. Então resolvi aprender Java por conta própria. Para tanto resolvi procurar um curso gratuito. Afinal, basta uma base e tenho facilidade em aprender a programar, logo, com uma ajudinha da comunidades virtuais, em pouco tempo conseguirei desenvolver como se deve.
Para minha grata surpresa, encontrei o Curso Javaprogressivo um curso web gratuito para iniciantes (http://www.javaprogressivo.net/) o qual estou seguindo e aprendendo. Agradeço o autor por disponibilizar um material bastante para um aprendizado inicial.
Mas para desenvolver eu precisava da IDE, preferi seguir o conselho do autor e instalar o Netbeans, basta fazer o download em: https://netbeans.org/downloads/index.html (Escolhi a solução mais completa e depois personalizei na instalação)
Ali você baixa a versão para o seu sistema.
Para instalar no linux, baixe o arquivo, dê permissão de execução e...
Antes de instalar, não esqueça de entrar no Synaptic e instalar o "Default OpenJDK" necessário para rodar a Máquina Virtual Java (Jvm) que instalará todos os pacotes necessários à excessão da documentação que pode ser instalada depois.
Como eu ia dizendo, depois de dar permissão de execução basta rodar o script (.sh) e a instalação corre muito parecida com os programinhas para Windows.
Pronto sua IDE Java já está instalada agora é só cair dentro.
Seja Livre - Use Linux!
Nenhum comentário:
Postar um comentário