Ela é bem pequena, e muitas vezes parece que não tem a menor importância. Na verdade, quando as pessoas compram um computador, muitas vezes nem sabem que ela está lá, usam ele por toda a sua vida útil, vendem, jogam fora, enfim e sequer dão luz ao fato de que ela esteve ali.
Estamos falando sim, da pequena bateria que fornece energia ao relógio e à BIOS. Sem ela, o relógio volta ao zero toda vez que ligamos o micro e a BIOS desconfigura, então o pior pode acontecer: "Um defeito" inexplicável e seu computador não consegue mais iniciar o sistema, estou falando de qualquer sistema mais moderno.
A impressão que dá é que houve algum problema na placa mãe e o desavisado acaba por gastar algumas centenas de suas moedinhas para comprar isso ou aquilo e o culpado, pasme, é ela... A bateria.
Tive este problema e vou relatá-lo aqui.
Montei um micro, coloquei HDs, peça daqui, placa dali, enfim, tudo normal. Ela estava lá, veio com a placa mãe... Ou eu comprei? Sei lá, mas que ela estava lá desde o princípio dos tempos, ah sim estava.
Só que sacode daqui, aperta dali, a bateria ficou mal encaixada.
Então, um belo dia, minha filha estava curtindo suas aventuras no Neverwinter Nights (comprado, viu, não era pirata não - Um belíssimo jogo 3D) usando o bom e velho Linux e de repente o micro parou. Ih! Travou!
Qual a primeira coisa que a gente pensa em fazer? CTRL+ALT+DEL né? NÃO DOIDO! Você tem usado Windows demais!!! Bem, no Linux quando a coisa trava é que algo importante e ruim aconteceu. O hardware deu problema.
Aí o trouxa procura daqui e dali e nada, troca placa de vídeo e nada, verifica os HDs e nada, na BIOS tudo parece bem... A maldita bateria estava com mal contato por estar mal posicionada, então funcionava intermitentemente. Resultado, o Linux não iniciava, o Windows quando iniciava travava e ia para a Tela Azul da Morte, lógico o relógio e a BIOS acabavam indicando uma coisa e no meio de uma operação qualquer ele simplesmente apagava.
Fiquei sem o micro e jurava que tinha que trocar placa mãe, memória, processador... Uma lenha.
Algumas semanas após isso, minha mulher e minha filha saíram e me vi só em casa. Resolvi então procurar o problema com mais cuidado... Iniciei a máquina e ela disse que tinha algum problema com a bateria (a danadinha não ligou no boot então a BIOS reclamou...), mas vi também que tive um problema com a memória que apresentava apenas metade de sua capacidade, pensei sugeira ou o defeito apareceu.
Retirei e limpei as memórias encaixei, travei e lembrei da tal mensagem da bateria... Foi então que usei uma das minhas ferramentas mais caras e que não se encontra em loja alguma para vender... Usei a ponta do dedo indicador e pressionei a bateria que finalmente encaixou perfeitamente em seu soquete, dando o típico estalinho que circunda tudo nas peças dos computadores modernos.
Reiniciei e como esperava a memória estava perfeita, corrigi a hora e a data do relógio que haviam se apagado e para minha alegria o micro funcionou perfeitamente.
As meninas usaram os seus joguinhos de internet, ele ficou ligado horas e horas baixei uma nova iso do Xubuntu, fiz testes, e usei ele em sua plenitude. Nenhum problema.
Enfim, ela pode até ser considerada insignificante, mas no fundo pode causar sérias dores de cabeça e prejuízos.
Portanto, no caso de algum problema parecido, não esqueça de verificar se a bateria está no lugar, afinal o que custa usar sua mais nobre ferramenta, ou seja, o seu dedo?
Espero que ajude.
Seja Livre, use Linux, e verifique a sua bateria... *__*
Nenhum comentário:
Postar um comentário