terça-feira, 4 de junho de 2013

UEFI Bios - Desativando o fast boot para poder instalar um Linux! A M$ tentou de novo...

Com a falácia de aumentar a performance e a segurança, a Microsoft e claro, como não poderia deixar de ser, uma série de empresas de construção de hardware inventaram uma nova maneira de lhe usurpar seus trocados...

Você compra um computador com o novíssimo e péssimo Windows 8, com a firme vontade de NÃO ACEITAR A EULA, aquela licença maldita que deixa você escravizado por um produto mal feito e muito caro, e com isto tentar um reenbolso, já que é quase impossível achar o modelo certo de computador no mercado que não esteja infectado com aquele sisteminha operacional das grades, digo, das janelas...

Simplesmente, ao ligar, antes mesmo do boot a tal licença aparece e, você sequer consegue dar boot por outros gadgets como CD, DVD, penDrive, enfim, ou você aceita, e diz para a Microsoft que você adora ela e que o fato de comprar um computador dá a ela o direito de também lhe vender um software que você NÃO quer. (Já ouviu falar que isso é venda casada e que bate de frente com o nosso código do consumidor? Acho que a Microsoft defecou três bombons para isso...)

Mas, tudo tem jeito. Apesar de parecer impossível se livrar disso, NÃO ACEITE A LICENÇA! Quando iniciar basta você mandar o computador reiniciar e fique pressionando DEL, F2 ou F12, dependendo do modelo/fabricante, para acessar o BIOS (apesar de ser bem rápido hoje em dia, não é impossível acessá-lo) .

Feito isso, você terá acesso às configurações básicas do seu Hardware (QUE É SEU - VOCÊ COMPROU!) então, desabilite o "Fast Boot" veja a imagem abaixo:


Em algumas placas mãe, você pode inclusive desabilitar a opção UEFI, faça isso.

Pronto, seu (QUE É SEU MESMO, AFINAL FOI O SEU DINHEIRO QUE LEVOU O PARA CASA!) computador agora poderá ser formatado e instalar a sua distribuição Linux preferida e até fazer o velho boot duplo (eca!) conforme a sua necessidade.

Mas não se esqueça de guardar todas as informações e documentos da compra, para poder dar entrada no PROCON pedindo ressarcimento do SEU dinheiro que foi cobrado no momento da compra casada, afinal você comprou foi o computador não o software embarcado, desde que você não mantenha o Windows na máquina, claro.

Sei que é uma luta inglória por uns trocados, pode levar anos e você pode até perder, mas se todos nós fizermos isso, um dia, poderemos comprar nossos computadores e escolher qual sistema queremos instalar. E não teremos que aceitar que nos empurrem qualquer lixo como sistema operacional, simplesmente por que já vem instalado.

Seja Livre... Livre-se de softwares proprietários... Use GNU/Linux!

Nenhum comentário:

Postar um comentário