segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Feliz dia do Servidor Público

Hoje, estive procurando algumas definições de "Servidor Público" pela internet. No início, sem grandes pretensões, afinal seria apenas um pequeno post no Facebook, porém na busca das palavras corretas a fim de postar aqui uma homenagem a nós SERVIDORES PÚBLICOS e não funcionários ou empregados como confundem por aí, deparei com alguns textos interessantes e engajados na verdadeira compreensão do que é servir...

Nós servidores públicos estamos em todas as formas de Governo. Somos, afinal, os executores das políticas públicas, os responsáveis pela movimentação de toda a Administração, desde o plano estratégico, auxiliando na elaboração das políticas até o atendimento direto ao cidadão.

Conforme assevera Dostoievisky: Desde que o homem organizou-se em sociedade e criou estruturas para administrar o bem comum, abrindo mão de sua liberdade existem servidores públicos.

Portanto, trabalhamos para o bem comum, para o povo, para nossa nação. Um conceito que muitas vezes é esquecido por alguns de nossos colegas que acham que o governo é que trabalha para eles.

Parafraseando Cristiane Laura de Souza (auditora do Estado e secretária-adjunta da Corregedoria Geral do Estado de Mato Grosso), Sim, caros colegas, somos servidores de toda uma sociedade. Servimos aos demais membros da comunidade na qual escolhemos fixar nossas raízes e fundar nossas famílias. Estamos nas escolas, nos hospitais, nos quartéis, no zelo pela segurança, no planejamento e na execução dos gastos públicos e até mesmo na fiscalização da arrecadação e da aplicação dos recursos.

Ser servidor público consiste em sair de casa nas madrugadas da vida para chegarmos mais cedo, ou então sair muito mais tarde do trabalho que muitos outros só para que as necessidades do nosso povo, tão sofrido sejam atendidas, mesmo sendo, muitas vezes incompreendidos e até mesmo criticados por aqueles que acabamos por não dar a atenção devida: Nossos familiares.

Nosso dever é com nosso país, nossos irmãos, nossa sociedade. Para isto servimos. É com estes brasileiros que mora o nosso comprometimento.

Parabéns SERVIDORES deste grande povo Brasileiro, não esmoreçam diante das adversidades, da corrupção, da falta de ética e mesmo das covardias que nos rodeiam. Sirvam ao seu país com garra e comprometimento. Façam o seu melhor com paixão e seriedade.


Esta é nossa missão.

Hildoberto B. Dutra
28/10/2013
____________________________
Seja Livre - Use GNU/Linux

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Instalando o ZeosLib no Delphi 7

Para instalar o ZEOSLIB um pacote de conexão para Delphi / Lazarus (já vimos neste blog  a instalação no Lazarus), siga as instruções abaixo:

Nota: O Zeos pode ser utilizado em aplicações que trabalhem com databases PostGreSQL, mas ele também suporta outros como Firebird, MySQL, SQL Server, SysBase, Oracle SQLite.

Primeiramente faça o download do mesmo, para isso acesse o site http://sourceforge.net/projects/zeoslib e faça o download da versão Zeos Database Objects
Obs.: Baixe a versão "STABLE"
 
Após realizar o download, descompacte o mesmo em um diretório à sua escolha.
Ex.: Crie um diretório denominado Zeos na unidade C:, e deposite todos os arquivos que estavam no arquivo “Zip”.

Com o Delphi 7 Aberto, feche todos os projetos abertos e clique em File => Open Project e escolha a pasta Packages e logo após a pasta Delphi 7, e abra o arquivo “ZeosDbo.bpg”.

Logo após, clique em Project e Compile All Projects.

Na janela “Project Manager” (que ficou aberta) clique com o botão direito em “ZComponentDesign70.bpl” e clique em Install.

Pronto, o Zeos foi instalado com sucesso.

_______

sábado, 19 de outubro de 2013

Acessando seu servidor PostgreSql de qualquer máquina de sua LAN

Quando instalamos o PostgreSql o seu acesso é, por default, apenas para localhost (127.0.0.1), ou seja, somente a máquina instalada pode acessá-lo. Entretanto, nem sempre isto é possível, e precisamos acessá-lo remotamente. Para tanto, basta seguir os passos abaixo e seu servidor estará acessível de qualquer máquina de sua LAN.

Primeiramente, vamos editar o arquivo “pg_hba.conf” que no Xubuntu fica em “/etc/postgresql/[Versao]/main”.

# geany /etc/postgresql/8.3/main/pg_hba.conf

Agora vamos adicionar a seguinte linha:

host    all     all     192.168.100.0  255.255.255.0       md5

Lembrando que o range de IPs de minha LAN é 192.168.100.0 e máscara 255.255.255.0.

Pronto, agora salve o arquivo e saia dele.

Nas versões > 8.0 do PostgreSQL, foi necessário modificar também o postgresql.conf setando a variável “listen_addresses”. Na verdade ela já existe dentro do arquivo, porém ela vem comentada. Então vamos descomenta-la e setar o valor:

listen_addresses = ‘*’

Pronto. Agora salve o arquivo, saia dele e reinicialize o seu servidor PostgreSQL.

# /etc/init.d/postgresql restart
________________________________________
Post original:
http://www.dotlinux.net/?p=54


Seja Livre... Use Linux

sábado, 12 de outubro de 2013

Conexão de smartphones por FTP aos seus computadores usando Linux/Wifi e o App AndFTP

Eu trabalho há muitos anos com informática e muitos sabem que não gosto, de verdade, do Windows de sua política monopolista, de seus erros e de sua insegurança, tanto que em minha casa usamos apenas Linux (Xubuntu) nos computadores e ele atende em todos os sentidos nossas necessidades. Levando para smartphones a mesma ideologia, procuramos usar somente com Android (que é um dos sabores do linux) afinal tinha a experiência de conectá-lo aos micros, via USB com imensa facilidade.

Até que minha filha ganhou um novo e para minha surpresa ele simplesmente não conectava a qualquer dos micros pois está preparado para uso apenas no Windows (e tome drivers porcarias para instalar) ou Mac. Então não existem outros sistemas? Porque bloquearam a ligação USB com o Linux? Enfim já que "todo mundo usa Windows"(?) bloqueiam o acesso a software livre?

Já que deparamos com este problema, como usamos linux, imediatamente chegamos à solução que para mim é até mais elegante do que plugar o "bichinho" na USB...

Já tinhamos nosso servidor FTP pessoal e simplesmente instalamos a aplicação AndFTP a partir do Play Store (o repositório do Google para os Androids) no celular e pronto, enviamos e recebemos arquivos dos celulares com os computadores (agora todos são servidores para facilitar o contato) via Wifi/FTP. Agora todos os celulares podem se conectar com todos os micros aqui em casa.

Solução simples, veloz, segura e elegante. Lógico que dá para fazer no Windows, mas no Linux é tão natural quanto um "ls". (Não sabe o que significa ls, então largue o Windows pobre alma.)

Seja livre, use Linux


terça-feira, 1 de outubro de 2013

Chromium... Ou Google Chrome resolvendo o que o Firefox não conseguiu... E mais...

Um dia destes, como de hábito, atualizei o meu Linux e, para minha surpresa, algum tempo depois soube de minha esposa que por algum motivo o Firefox não acessava o Orkut.

Tudo bem, que ninguém liga muito mais para ele mas ela gosta de algum jogos ali e então fui ver e realmente ele tentava redirecionamento e nada... Simplesmente não entrava.

Dado o problema, e o fato de que não encontrei qualquer solução disponível, pensei, bem o Google Chrome, por ser da Google (dãã) não deve ter este problema, foi então que parti para a penosa tarefa de instalar o navegador em meu Linux.

Nota: Só para elucidar qualquer dúvida, o Chrome é o resultado final do projeto Chromium que é desenvolvido primeiramente para o Linux e depois recebe alguns items para se adequar ao Ruindows...

Entrei no console e digitei:

apt-get install chromium

Ele baixou, instalou e deixou prontinho pra mim o novo navegador (quero ver alguém no Windows fazer isso apenas com uma linha de comandos...) que finalmente resolveu o problema.

Simples assim...

Seja livre - Use GNU/Linux.