Quando você se utiliza de um sistema como o GNU/Linux aos poucos percebe que tem muitas e boas soluções para todas as necessidades das mais básicas às mais complexas, normalmente sem precisar sacar nenhum centavo e com um suporte da comunidade que é simplesmente perfeito.
Você começa a usar aplicações sólidas e seguras, ferramentas de segurança que, em certos momentos, fazem você esquecer que existem vírus e pragas virtuais, provê serviços web e banco de dados para a sua rede pessoal ou mesmo empresarial de forma elegante e eficiente, conecta seus dispositivos móveis sem pensar em drivers ou instalações...
Além disso, descobre que o GNU/Linux também é uma excelente plataforma para aprendizado seja para as crianças, com uma série de aplicações desenvolvidas por educadores, seja para o aprendizado de novas linguagens e maneiras de utilizar o computador, muitas vezes jamais possíveis em outros sistemas, principalmente os proprietários.
A instalação de programas é de extrema facilidade, acessível a qualquer tipo de usuário de forma simples e intuitiva, sem precisar ficar baixando programas ou instaladores, o que até pode ser feito, mas normalmente esta opção é abandonada devido a maneiras mais fáceis de efetuar a mesma coisa... Além disso, os programas que estão disponíveis nos repositórios são livres de falhas de segurança e também são testados o que nos deixa muito seguros de que quando formos instalar algo, este com certeza funcionará.
No nosso pinguim tudo é pensado para a inclusão, seja social, seja tendo suporte nativo e muito bem acabado para as diversas situações de inclusão dos nossos irmãozinhos especiais, afinal, em muitos casos as soluções são apontadas por eles mesmos e, ao contrário de quaisquer sistemas proprietários, estas soluções muitas vezes também são criadas por eles mesmos e adicionadas ao próprio sistema.
Tudo no sistema é compartilhavel, tudo no sistema é mutável, tudo no sistema é livre e os próprios usuários são os responsáveis por toda esta dinâmica.
Como uma aranha desenvolve sua teia, temos no GNU/Linux uma teia imensa e organizada de pessoas que estão pensando em como se pode acessar, este blog, por exemplo, ou jogar chadrez, ou gerar aplicações de alto nível de uma forma segura, rápida, escalável, estável e principalmente LIVRE.
Viva o Software Livre! Viva a Liberdade de escolhas e pensamentos!
Seja Livre! Use GNU/Linux.
Concordo contigo, mto bom o texto, compartilhei no face.... t+
ResponderExcluirObrigado, mesmo... As pessoas deveriam procurar a liberdade, mas acabam ficando presas a conveniências que nem sempre são as melhores saídas. Vlw pelo compartilhamento.
Excluir