- Deve atender todos os requisitos de acesso aos dispositivos do seu computador de modo plug-and-play, ou seja, transparente ao usuário.
- Deve prover ao usuário um mix de aplicações básicas onde deve ser possível editar textos de formatos dos mais simples aos mais usados, criar planilhas, apresentações multimídia e prover acesso a pelo menos um banco de dados simples com os quais o usuário possa compartilhar e que outros usuários possam também se utilizar dos arquivos sem ônus ou custos.
- Deve também prover pelo menos uma aplicação de edição de imagens de qualidade.
- O usuário deve ter acesso simples e seguro à internet pelo menos ao ambiente web (http)
- O SO deve ser seguro, possuir firewall e ferramentas que deixem o usuário confortável ao acessar sistemas remotos.
- O SO deve ter pelo menos um ambiente gráfico de utilização fácil e personalizável, para que o usuário se sinta seguro e confortável ao utilizá-lo.
- Além de ferramentas simples, o sistema deve ter um suporte eficiente e uma fonte confiável de programas que sejam "tutelados" pelo desenvolvedor, a fim de permitir ao usuário o download e instalação simples, segura e sem riscos.
- Finalmente o sistema deve ter um preço acessível que permita a inclusão digital de quaisquer usuários ou empresas sem maiores problemas.
1. Windows: Se não tiver os drivers corretos é possível que nunca consiga acessar todos os seus recursos de hardware.
1. Linux: Reconhece todo o hardware sempre.
2. Windows: No máximo, possui um bloco de notas. NÃO possui pacote office. deve ser comprado separadamente.
2. Linux: Já vem com todas as aplicações e a maioria das distribuições atuais já vem com o Libreoffice instalado por padrão.
3. Windows: Paint é no máximo um programinha para desenho... De nada serve no tratamento de imagens.
3. Linux: A maioria das distribuições mais usadas já vem com o GIMP instalado, que é considerado o Photoshop do Linux. Trata, edita, filtra, enfim tem centenas de recursos simples e profissionais para que o usuário trate suas fotos como bem entender.
4. Windows: Internet Explorer - Aclamado como o mais inseguro de todos os browsers disponíveis, completamente aberto a invasões, vírus, malwares e outros.
4. Linux: Com uma imensa variedade de browsers disponíveis, na maioria das distribuições vemos a utilização do Mozilla Firefox, considerado o mais seguro de todos os que estão disponíveis.
5. Windows: Possui o "Firewall do Windows" cujo principal "backdoor" permite a inutilização do sistema caso o usuário não o tenha registrado ou mesmo que tenha sido enganado e tenha levado software pirata para casa. Isso quando não o fez intencionalmente.
5. Linux: Possui as mais diversas e seguras opções de firewall que existem, sendo que em sua grande maioria, simplesmente indisponibilizam todos os serviços disponíveis do sistema até que o usuário administrador o libere explicitamente.
6. Windows: Somente uma interface gráfica para qualquer usuário não permitindo grande personalização além de mudança de alguns temas e cores.
6. Linux: Possui algumas dezenas de ambientes gráficos com centenas de possibilidades de alterações visuais das mais diversas para cada uma delas. A personalização do ambiente pode ser tal que dois usuários que utilizem rigorosamente a mesma interface gráfica podem ser possuidores de ambientes gráficos completamente distintos.
7. Windows: não possui. Qualquer desenvolvedor pode criar seus programas e disponibilizá-los seja para download ou para venda sem qualquer suporte da Microsoft e seu conteúdo pode ser de qualquer natureza, sem nenhuma garantia de compatibilidade.
7. A grande maioria das distribuições possui algum repositório de programas homologados e mantidos garantindo seu funcionamento, disponibilidade, compatibilidade e segurança.
8. Windows: Deve ser comprado em lojas cada cópia NÃO É SUA, você compra apenas a licença de uso que pode ser revogada e tem um tempo após o qual sua licença simplesmente é revogada. Quando vem instalado em um computador novo, seu preço é imbutido no produto e de uma forma ou de outra nunca é mais barato que R$200,00. Sem contar com o preço de qualquer outro software necessário depois da sua instalação.
8. Linux: Normalmente pode ser adquirido gratuitamente na maioria das melhores distribuições, sendo apenas algumas poucas vendidas, normalmente voltadas para uso em servidores para empresas/negócios. É livre, os seus usuários são encorajados a distribuí-lo gratuitamente para amigos e afins, em qualquer mídia que seja possível.
Tem certeza que o seu Windows é tão bom quanto se auto-proclama?
----------------------------------------------
Seja Livre, Use Linux.
Nenhum comentário:
Postar um comentário