Imagine a seguinte situação:
Você compra seu computador (ele vem com Windows Versão N) tempos depois vem as diversas atualizações de segurança e outras modificações "gratuitas" da Mãecrosoft, o que você prontamente deixa entrar, afinal se você leu o manual do bom usuário sabe que tem que manter o seu sistema atualizado.
De um momento para outro cria-se uma nova versão do seu sistema e você começa uma maratona de medo e desespero pois aquele sistema que você "$$$$" comprou com o seu suor simplesmente vai perder o suporte e você vai ter que sacar mais dinheiro para manter a segurança, afinal o sistema vai parar de receber atualizações... (isso sem contar com anti-virus $$, anti-Spam $$ e tantos outros anti...) - Já pensou se for em uma empresa fazer isso em cada computador? A empresa vai trabalhar para pagar os gastos só de atualização de softwares...
Se você acha este quadro ruim, então o que dizer dos pacotes da Mãecrosoft para escritório? Alguém já viu alguma atualização do Office ser instalada nas atualizações do sistema? Talvez sim, uma ou outra, mas em geral os usuários passam anos usando a mesma instalação de quando comprou, há muito tempo... E a segurança? Bugs são relatados diariamente e eles até corrigem mas implementam em versões seguintes obrigando aos seus usuários a "$$$$" comprarem as versões mais recentes.
Agora sim, o quadro realmente ficou ruim não é? Pois pasmem, ainda fica pior... Toda vez que você compra seja o Windows seja o Office eles vem com diferenças imensas na interface de versões para versões e além do imenso custo de recompra de um produto que você já tinha e que vai ficar obsoleto empoeirando em uma prateleira qualquer (praticamente o preço de um novo computador, isso quando você não compra hardware novo para poder rodar já que o seu é uma carroça (*Que funcionava né?)... E lá se vão mais $$$$$$) você ainda vai ter que reaprender como se usam os programas pois eles fatalmente vem com os recursos fora do lugar, mudanças de interface, alterações de modo de uso, etc... E você, se tiver dificuldade com estas coisas vai ter até mesmo que gastar com cursos para reaprender a fazer o que você já fazia há anos...
E ainda me dizem que este mundinho da Mãecrosoft é mais fácil que no Linux...
Agora mal comparando, você instala um Linux (Xubuntu no meu caso) em seu computador pessoal ou em sua empresa (lembrando de um detalhe insignificante: GRATUITAMENTE) e o sistema vai sendo atualizado e sua segurança sempre sendo mantida ao longo do tempo, mas não só os sistemas como todos os programas instalados a partir dos repositórios oficiais vão sendo atualizados também junto com o sistema, sempre de modo transparente, o próprio sistema quando recebe novas versões propõe que você o atualize com um ou dois cliques e o tempo vai passando... Sim surgem novos recursos gráficos, melhorias de interface, mas sempre gradativamente para que o usuário entenda e aprenda a utilizá-los de uma maneira gradativa e inteligente.
Um exemplo disto é o LibreOffice minha filha usa software livre desde sempre e o LibreOffice é nossa suíte de escritório desde suas primeiras versões no finado StarOffice, então, ela sempre usa para seus trabalhos de escola e um dia destes sofreu uma atualização, qual foi a reação dela? "Pai, como o Libre ficou bonito!" Veja, ela não teve qualquer dificuldade as ferramentas e recursos do software estavam no lugar de sempre não houve qualquer dificuldade entre versões, nada a reaprender... Simplesmente ficou mais bonito, com detalhes que não interferem na usabilidade do programa. Os novos recursos e melhorias estão lá e acabarão sendo utilizados mas o fato de estarem lá não deve fazer com que o usuário deixe de fazer o que já fazia...
Por quê dificultar para o usuário? Pra quê alterar a interface a ponto do usuário ter dificuldades? Simples: Para lucrar com o SEU DINHEIRO $$$$$.
No mundo do Software Livre o que vale é o conhecimento que se compartilha, se distribui, garantindo a inclusão e a usabilidade dos softwares dos mais simples aos mais complexos.
Seja livre, use Linux e no fim das contas, quando você menos esperar...
Economize uns tostões...
Por quê dificultar para o usuário? Pra quê alterar a interface a ponto do usuário ter dificuldades? Simples: Para lucrar com o SEU DINHEIRO $$$$$.
No mundo do Software Livre o que vale é o conhecimento que se compartilha, se distribui, garantindo a inclusão e a usabilidade dos softwares dos mais simples aos mais complexos.
Seja livre, use Linux e no fim das contas, quando você menos esperar...
Economize uns tostões...
Nenhum comentário:
Postar um comentário