terça-feira, 18 de agosto de 2015

Inovações "atrasadas" do Windows 10.

Andei pesquisando por aí quais seriam as novidades mirabolantes da Microsoft para o seu Windows 10, e por mais que há muito eu não goste do mesmo, sempre é bom ver a evolução dos SO, afinal a gente espera que os caras melhorem, um dia, né?

Mas, como já era de se esperar, eles apresentaram tecnologias exclusivas e inovadoras (só que não...).

Primeiro achei as tais novidades em blogs, mas para basear a pesquisa procurei uma fonte confiável e achei rigorosamente a mesma descrição.


Múltiplos Espaços de Trabalho

Um dos principais recursos do Windows 10 são as várias áreas de trabalho virtuais. Você pode deixar vários aplicativos em execução em diferentes áreas de trabalho. Isso permite-lhe alternar entre os aplicativos de uma maneira melhor. Este recurso existe no Linux desde o projeto Gnu em 1991, ou seja há 24 anos atrás. Mais tarde com o surgimento da interface KDE em 1998 o recurso também ganhou uma aparência nova com um preview das áreas de trabalho existentes. Hoje em dia este recurso está presente no Mac OS X também. 

Como um exemplo disso, podemos ver  um screenshot do Mandrake 2 em idos dos anos 90 onde podemos ver claramente os botões de alternância de áreas de trabalho no velho KDE 2.

Multiplas áreas de trabalhos mais de 20 anos atrás.


Task View

O Windows 10 gaba-se de um recurso chamado Task View. Ao clicar no botão de visualização tarefa traz à tona uma série de aplicativos em execução. No ambiente Desktop Unity ou Gnome 3, ambos do Linux, este recurso chama-se Window Spread. E no Mac, este recurso chama-se Mission Control. Confira abaixo.
 
 
Windows 10
 
Gnome 3

 
Mac OS
 


Buscas Online Aprimoradas

O Windows 10 terá uma melhor pesquisa. A inserção de um termo de pesquisa no campo vai resultar em um arquivo na máquina local, um aplicativo instalado ou aplicativo disponível na Windows Store ou da internet (a ser aberto no Internet Explorer).
 
Este recurso está presente em apenas alguns Ambientes Desktop Linux, como o Unity presente no Ubuntu ou no Gnome 3, que já há algum tempo fornecem a mesma funcionalidade.
 
O Unity possui o que é chamado de “lentes ou escopos”. Quando você procura por algo através do Unity Dash, ele lhe fornece sugestão em arquivos locais, aplicações locais, aplicativos do Ubuntu Software Center, os resultados da pesquisa infames da Amazon (que pode ser desabilitada), junto com outros resultados categorizados em várias lentes’. Isso inclui resultados de pesquisa de redes sociais, Wikipedia e You Tube e etc.
 
Este recurso também está presente no Mac OS X, e chama-se Spotlight e foi aprimorado em sua última versão Yosemite.
 
Windows 10

Pesquisa por "Player" no Ubuntu

Busca no Mac OS
 

Janelas sem Bordas e ícones achatados

Esta é a menor das mudanças de aparência, mas as janelas no Windows 10 serão sem bordas e terá ícones achatados no Windows Explorer. Isto resulta numa aparência mais limpa.
Se você se lembra, esta foi uma das mudanças presentes no Ubuntu 14.04, lançado em Abril de 2014. E os ícones achatados fazem parte do iOS desde a versão 8.
 

Mesmo sistema Operacional Desktop nos Tablets e Smartphones

Microsoft prometeu uma melhor convergência entre dispositivos móveis e desktops com o Windows 10.
A Apple já fez isso há muito tempo, e dos Linux, o Ubuntu foi o primeiro fazer isso quando lançou o Ubuntu Phone.
 
 
 
E tem ainda muito mais... É só procurar direitinho...

Afinal é tudo novidade exclusiva... kkkkkkkkkkkkk

Seja Livre e opte por não pagar por novas tecnologias que você já usava... kkkkkk
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário