terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Acessando partições do Windows 10 através do seu Linux.

Depois de instalar o Windows 10 (pra joginhos, obviamente) e do Linux em seu computador você percebe que não consegue acessar as partições do Windows a partir do Linux. Isso é fácil de resolver com uns poucos passinhos.
Quem me acompanha, sabe que não sou de ficar copiando e colando informações alheias, mas desta vez, é realmente pertinente e útil, então, mesmo fazendo a cópia, segue abaixo o link para o texto original.

Fonte:
Em computadores com dual boot do Ubuntu e Windows 10, ao tentar montar uma partição do Windows 10 no Ubuntu, você pode receber um erro com a mensagem “Windows is not fully shutdown” (O Windows não foi desligado totalmente). 

Isso normalmente acontece por causa do novo recurso de inicialização híbrido, e felizmente, pode ser resolvido com a adoção de desligamento completo no Windows e um pequeno ajuste nas configurações de montagem da unidade, no Linux.

Como fazer para montar uma partição do Windows 10 no Ubuntu sem erros:
Atualmente, em algumas instalações do Windows 10 o sistema não é desligado totalmente, ele apenas hiberna (por isso que depois ele inicia tão rápido). Esse também é o principal motivo pela qual o Ubuntu não consegue acessar a unidade do sistema, já que ela não foi totalmente desmontada.

Por causa disso, você precisa adotar o hábito de fazer um desligamento completo no Windows. Para isso, quando você for sair do Windows e ir para o Ubuntu, selecione a opção “Reiniciar”, ou caso você queira apenas desligar, mantenha a tecla SHIFT enquanto clica na opção “Desligar”.

Ajustando o Ubuntu
Agora que o desligamento já está sendo feito corretamente no Windows, você deve conseguir acessar a partição do Windows 10 no Ubuntu. Mas, para ter permissão de gravação, você ainda precisa fazer o seguinte:
Passo 1. Clique no Dash e digite a palavra discos. Quando aparecer o item “Discos”, clique nele para executá-lo;
Passo 2. Na tela do utilitário “Discos”, clique no ícone do disco e depois na partição do Windows 10 (que estará no formato NTFS). Em seguida, clique no botão da engrenagem;

Passo 3. No menu que aparece, clique na opção “Editar opções de montagem…”;


Passo 4. Em “Opções de montagem”, Desative o item “Opções automáticas de montagem” para poder modificar as informações atuais. No campo dos parâmetros de montagem da unidade, adicione uma vírgula e o comando “remove_hiberfile“. Para confirmar tudo, clique no botão “OK”.


Pronto! Com essas mudanças, “possivelmente” você não verá mais aquela mensagem de erro, e poderá utilizar a partição do Windows 10 sem problemas, usando o Nautilus ou qualquer outro gerenciador de arquivo do Linux.

Fiz e funcionou perfeitamente.

Seja livre... Aprenda e compartilhe conhecimento...


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Revitalizando meu Note...

Oi, estou começando um "novo" projeto, ou seja, estou iniciando uma revitalização do meu notebook... Acho que mais por valor sentimental, afinal é um computador meio antigo e com poucos recursos.

Sendo então este cenário e com pena de me desfazer dele, companheiro de muito trabalho e algumas viagens, comecei a procurar uma distro legal e cheguei a algumas velhas conhecidas e destas acho que vou optar por uma que tem um visual legal e dispõe de recursos bacanas. Apesar de ser minúscula... A Slitaz.

Como desconheço Slackware (a mãe da Slitaz) vou postar aqui minhas dificuldades e, se possível também, meus sucessos com a instalação deste "sabor" de linux...

Pra começo de conversa, meu note é um Itautec W6735 cujo sistema original era o (sic!) WinVista (cruz crédo!!!) que há tempos foi desinstalado e substituído por várias versões do ubuntu e depois xubuntu, ambos muito bons, mas a cada atualização o pobrezinho foi ficando mais e mais lento e cada vez menos útil, até que, finalmente, um grave defeito no teclado simplesmente o inutilizou.

Como tinha algumas prioridades, não pude dar em tempo, a devida atenção e ele acabou empoeirando em um canto lá de casa. O que me deixou triste e saudoso do "bixinho". Então, após uma limpeza criteriosa, resolvi procurar na web alguém que vendesse o tal teclado defeituoso. Como era de se esperar, encontrei muitos por preços variados no Mercado Livre e pretendo encomendar um logo que os correios regularizarem suas entregas (até isso... nem contas os caras estão entregando...).

Em meio a este problema, como tenho um teclado USB, sobrando, já vou adiantando a solução no que eu posso. Vou instalar o sistema operacional e o que eu escolhi foi o Slitaz.

Aqui vou postar só o link para instalação e configuração do sistema, assim fica fácil achá-lo...


Depois, conforme minhas dificuldades e soluções venham a surgir, vou descrevendo aqui...

Até mais.

Seja livre até pra esolher... Use LINUX

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Reorganizando, refazendo, corrigindo... Obras no Site.


Hoje passei um bom tempo dando uma atenção ao Blog, corrigindo e excluindo links mortos, imagens que não apareciam, enfim aquelas coisinhas enfadonhas mas que mostram o interesse no Blog por parte deste Admin que vos escreve.

Aos poucos, visto que estou reinstalando geral aqui em casa vão surgindo os problemas que automaticamente são postados aqui com as suas soluções.

Estou literalmente dando uma geral no blog, para que ele fique mais bonito, mas que seu conteúdo permaneça.

Sempre claro, usando Linux!!

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Windows ou Linux Hildo?

Muitos podem estar se perguntando: Mas este blog não é só de Linux?

Na verdade não, ele sempre teve como foco o conhecimento e a liberdade que ele proporciona. Seja qual for o sistema.

Obviamente que quando a gente está instalando ou configurando um computador e tem algumas novas experiências (Windows 10 é novo pra mim...) sempre deparamos com alguns probleminhas que podem ou não ter soluções, e é neste sentido que neste blog venho postando algumas dúvidas e suas soluções na instalação e configuração do Windows 10.

O caso é que sou um usuário do jogo Paladins (Da HiRez) que só tem cliente para Windows, logo, preciso do sistema instalado para rodá-lo em todo seu potencial, sendo assim, adiquiri e instalei o Win10 e lógico, enfrentei alguns problemas que já até foram relatados aqui. Mas não esqueci e nem muito menos abandonei o Linux. Para falar a verdade, fui obrigado a dar um tempo nele por alguns motivos:

1. Meu micro pifou (queimei a placa mãe dele - acidentes acontecem né?)
2. Meu notebook também pifou (manja URUCA!!)

Ficando assim sem computador.

Mas aí vem a sorte e meu sobrinho ganhou 3 computadores dos quais 2 eram irrecuperáveis mas as peças do terceiro tinham algum potencial e como não era meu, eu não poderia alterar o SO dele (Windows 7HomePremium - que eu nem sei se é original, já veio nele...), mas eis que ele comprou um novo micro "boladão" e me deu o cacareco que apesar de ter alguns (eu falei no plural sim... sic!) até funciona direitinho e fui usando ele até que fosse possível comprar as peças e montar o meu micro.

Finalmente, depois de alguns meses fui às compras e o micro já está funcionando.

Como ele tem 2 HDs instalei primeiro o Windows 10 (tive um certo receio de instalar o Win10 mas acabei aceitando o fato de que qualquer outro estaria obsoleto) e com ele uma série de problemas (e soluções devidamente encontradas e já citadas neste blog) foram aplicados e ele está cada vez mais leve e útil, pra rodar meus jogos, claro. 

Quanto ao Linux, foi para o outro HD e aos poucos estou deixando do meu jeito. E sim, ele é o meu SO padrão para tudo menos os jogos nativos Windows, sendo este relegado a segundo plano. Mas que sinceramente ficou muito bem instalado.

Sim... Boot duplo de Xubuntu (Adoro a facilidade de instalação e o visual do XFCE, acho que me sentiria um traidor se não estivesse com o Xubuntu como sistema principal) e Windows 10 sem problemas de UEFI/Secure boot, estas coisas. Ambos funcionando perfeitamente.

É por estes motivos que tenho publicado dicas de configuração do Windows, quanto ao Linux, o que é preciso já está aqui no blog!

Seja livre! Use Linux, mesmo que tenha algum outro sistema instalado...

Fazer UAC do Windows exigir senha do Administrador (mais segurança)

 Fazer UAC do Windows exigir senha do Administrador

Se você usa uma única conta de usuário no seu pc mas teme que o pessoal de casa por exemplo, saia instalando tudo que vê pela internet sem saber dos riscos, explicar aqui como fazer pra apenas você ou com seu consentimento faça modificações no sistema  


1- Para que seu sistema esteja realmente seguro é necessário que o UAC do Windows esteja ativado, sem isto a maioria dos aplicativos podem modificar o sistema sem seu consentimento
Vamos dar uma verificada pra ver se esta tudo Ok, vá em: Iniciar, e na caixa de pesquisa digite UAC e enter .  O UAC deve estar ao menos como Padrão
 
2- Você deve ter uma senha (caso ja tenha pule esta etapa), então vamos cria-la, siga o caminho:
Painel de Controle\Contas de Usuário e Segurança Familiar\Contas de Usuário

3- Agora vamos fazer o Windows iniciar sem pedir senha, acho muito chato ligar o pc, ir tomar um cafezinho etc.., e quando voltar, o pc estar na tela de logon
 Tecla Windows + R, → Digite "control userpasswords2" e OK coloque a senha criada, Desmarque o campo "Os usuários devem  usar um nome e uma senha para usar este computador" e OK

4- Agora vamos fazer UAC do exigir senha do Administrador
Vá em iniciar e na caixa de pesquisa digite: Diretiva de segurança local e de enter, click em diretivas locais, e depois opções de segurança, procure por:  Controle de Conta de Usuário:Comportamento da solicitação de elevação para administradores no Modo de Aprovação de Administrador (Print) e de um click, na janela que se abrir selecione "Pedir Credenciais" e  Ok, pode fechar a janela que esta feito

Obs: Para achar a Diretiva de segurança local no Windows 8: Tecla Windows + R, → digite, "secpol.msc" e OK Na árvore de console, expanda Diretivas Locais e clique em Opções de Segurança

Fonte:

Lembre-se: Quer segurança, use Linux

Como desabilitar/desativar as atualizações automáticas do Windows 10

O Windows 10, por padrão, instala novas atualizações em segundo plano, sem a intervenção do usuário. O recurso visa manter o sistema sempre em dia com as correções de segurança da fabricante, mas, a necessidade frequente de reiniciar o computador incomoda os usuários. Se esse é o seu caso, saiba como desativar completamente o Windows Update.


a.Pelo gpedit.msc

Passo 1. Pressione “Windows + R” para abrir o “Executar” e entre com o comando “gpedit.msc” (sem as aspas);

Passo 2. Na lateral esquerda da janela, expanda as chaves “Configuração do Computador”, “Modelos Administrativos”, “Componentes do Windows” e “Windows Updade”;

Passo 3. Na parte direita da tela, clique duas vezes sobre “Configurar Atualizações Automáticas”. Por fim, marque a opção “Desabilitado” e pressione “OK”;


b.Pelo services.msc

Passo 1. Na barra pesquisar no Windows ou no Menu Iniciar, digite executar. A ferramenta Executar será aberta (você também pode acessá-la pressionando os botões Windows e R ao mesmo tempo). Ali, digite services.msc e clique em Ok.

Passo 2. Uma janela com o título Serviços surgirá. Nela, procure o item Windows Update, lá no final. Clique nesse item.

Passo 3. Agora, na janela seguinte, clique no botão Parar. Isso fará o Windows Update parar de funcionar. Mas ele voltará a ser ativado na próxima inicialização do sistema, por isso, em Tipo de Inicialização, escolha a opção Desativado. Clique em Ok para finalizar.


c. Pelo regedit

Passo 1. Na barra de pesquisa do Windows 10, digite regedit. Se o Windows pedir permissão para realizar modificações, clique em Sim. O Editor do Registro abrirá. Nele, no lado direito, vá em HEY_LOCAL_MACHINE » SOFTWARE » Policies » Microsoft » Windows.

Passo 2. Clique com o botão direito do mouse no lado direito do editor, escolha Novo e Chave. Nomeie essa chave como WindowsUpdate (assim, tudo junto). Agora, clique nela com o botão direito do mouse novamente, vá em Novo » Valor DWORD (32-bit). Nomeie esse valor como NoAutoUpdate. Por fim, dê dois cliques nele e informe o valor 1.

================================
Fontes:



Na dúvida, faça os três procedimentos.


Se atualize: Use Linux

domingo, 24 de setembro de 2017

Windows 10 não lê CDs/DVDs

Este problema é de resolução muito simples e o texto abaixo foi extraído diretamente do suporte Microsoft:
  1. Pressione a tecla do logotipo do Windows + R para abrir a caixa Executar.
  2. Digite regedit na caixa Executar e pressione Enter. Caso uma senha de administrador ou uma confirmação seja solicitada, digite a senha ou clique em Permitir
  3. No painel de navegação, localize a seguinte subchave do Registro:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\atapi
  1. Clique com o botão direito do mouse em atapi, aponte para Novo e clique em Chave.
  2. Digite Controller0 e pressione Enter.
  3. Clique com o botão direito do mouse em Controller0, aponte para Novo e depois clique em Valor DWORD (32 bits).
  4. Digite EnumDevice1 e pressione Enter.
  5. Clique com o botão direito do mouse em EnumDevice1 e clique em Modificar....
  6. Digite 1 na caixa Dados do valor e clique em OK.
  7. Saia do Editor do Registro.
  8. Reinicie o computador."
Mas o que realmente interessa é justamente a edição do registro. Faça isso e seu Windows 10 vai ler seus DVDs e CDs

A pergunta é: Porquê desabilitaram essa bagaça????

No Linux não tem isso, funciona e acabou.

Seja Livre, use Linux!

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

Windows - Habilitando e Desabilitando as portas USB (Apenas storage)


Achei um post muito interessante, principalmente se você é um Administrador de redes Windows (sic!) e precisa desabilitar/habilitar o acesso de seus usuários à inserção de pen-drives e afins através das portas USB.

Primeiro, você deve ter acesso administrativo e entrar no registro (regedit)


Vá até a chave:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\USBSTOR\

Para desabilitar:
Altere o value (valor) da entrada (dword) "Start" para 4

Para habilitar:
Altere o value (valor) da entrada (dword) "Start" para 3

Simples assim. 

Um conselho: evite fazer isso por Script visto que o Windows pode ser facilmente manipulável e o usuário normalmente não deve ser encarado como um idiota completo.



Mas tem ainda uma solução melhor:

USE LINUX!

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Paladins - Um jogo e tanto...


Não é o objetivo deste blog ficar traçando estratégias de jogos nem mesmo dar grandes descrições sobre eles, mas este aqui é uma grata excessão.

Desde que minha conexão à Internet melhorou graças ao distrato com o horrível Oi Lentox, digo Velox, com a contratação da Novanet, uma nova, simples e eficiente operadora fiquei curioso em jogar algo on line, principalmente em primeira pessoa. Mas aqueles jogos beirando a perfeição/realidade nunca me chamaram tanto a atenção então vi uns trailers de um novo jogo da Blizzard, muito bem acabados e com uma dublagem perfeita, chamado Overwatch.

O visual era incrível, personagens e ambientes cartunescos, ação frenética, parecia ótimo mas o preço me afastava. Como comprar este título, saber se ia rodar direito no micro que já está ficando meio antigão? O receito me rondava, tanto que achei que não ia rolar...

Mas então, eis que descubro, por meio de minha filha a existência de outro jogo, aos mesmos moldes e visual muito parecido, só que desta vez, para minha surpresa gratuito. Seu nome: Paladins - Champions of the Realm. Tudo bem, ele ainda estava em beta (o que é uma realidade até hoje agosto/2017) mas que supriu meu desejo de começar a jogar on line. Tudo estava uma beleza, mas tudo que é bom, sempre tem seus percalços.

O jogo é uma verdadeira obra de arte com skins fantásticos, desenhados à mão, mas os problemas de interface do jogo e até mesmo no lobby de entrada ficam abafados por um imenso problema: Os jogadores.

Alguns sujeits mesquinhos que entram nos mais diversos modos de jogo simplesmente para estragar a diversão. Pessoas que pegam personagens, prometem cura (no caso de suportes) e simplesmente nada fazem levando os times a derrotas, muitas vezes irritantes, dada a quantidade de gentinha que faz este tipo de coisa. Outro ponto negativo é o uso de cracks, usados especialmente por kids (crianças) idiotas que ao invés de participar e se divertir normalmente, teimam em usar aimbots, tracers, etc... Só para ter a garantia de sucesso. Aí eu pergunto, pra quê? Por que o imbecil simplesmente não aprende a jogar honestamente e assim, quando tiver um grande sucesso, poder mostrar sua destreza aos outros?

Confesso que gastei um bom dinheiro, mais até que o preço do Overwatch, mas esta característica continua me deixando meio triste com o jogo estas atitudes... Mas, apesar disso, acreditem, o jogo é bom mesmo e vale a pena perder algumas horas por dia se divertindo.

A seguir, o link oficial do Jogo: https://www.paladins.com/?lang=pt_BR

Só cuidado com os Snipers. Eles são chatos.

Pip - O Alquimista Trapaceiro - Meu preferido (main)


Infelizmente o jogo roda apenas no Windows... Alou HiRez... Usamos Linux!

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Popcorn Time - Uma alternativa aberta ao Netflix. Esta é para quem gosta de um sofá!

Você gosta de filmes e séries? Então até já deve conhecer, ou pelo menos ouviu falar no Netflix. Então... o Popcorn Time é uma alternativa ao Netflix, disponibilizando um sem número de filmes que são disponibilizados através de conexões torrent, ou seja,
ele é de código aberto, a ideia do Popcorn é que você assista vídeos através de streams, mas sem baixar nada em seu computador, ele faz a transmissão através de Torrents.

É importante dizer que em alguns locais essa prática de compartilhamento de vídeo é considerada crime, então use com cuidado e o próprio Popcorn avisa aos seus usuários antes da instalação.

Caso você precise de mais informações sobre o projeto, ou caso queira consultar se os links de downloads são os mais recentes não deixe de consultar os links abaixo:

https://popcorntime.sh/
https://get.popcorntime.sh/

Para instalar, vamos lá:

Para baixar o Popcorn Time para distribuições de 32 bits execute:
wget https://get.popcorntime.sh/build/Popcorn-Time-0.3.10-Linux-32.tar.xz -O popcorntime.tar.xz

Para baixar o Popcorn Time para distribuições de 64 bits execute:
wget https://get.popcorntime.sh/build/Popcorn-Time-0.3.10-Linux-64.tar.xz -O popcorntime.tar.xz

2º Passo: Crie um diretório para que possamos descompactar nosso arquivo.
sudo mkdir /opt/popcorntime

3º Passo: Extraindo o arquivo e movendo o arquivo para dentro do diretório que criamos.
sudo tar Jxf popcorntime.tar.xz -C /opt/popcorntime/

4° Criando um atalho simples para executar o Popcorn Time:
sudo ln -sf /opt/popcorntime/Popcorn-Time /usr/bin/Popcorn-Time
 
Depois de descompactado o arquivo, teremos os arquivos dentro do nosso diretório “popcorntime”, esse diretório contém todos os arquivos necessários para que funcione o nosso Popcorn Time Versão Beta 3.10.
 
5º Passo: Mova o diretório para o seguinte local, aquele que é usado pelo Linux para armazenar aplicações de terceiros, o /opt:
sudo mv popcorntime /opt
 
Pronto o Popcorn Time está instalado, para executá-lo é necessário estar no seguinte diretório:
/opt/popcorntime
E executar o comando:
./Popcorn-Time
 
 
Criando atalhos 
Agora iremos aprender como criar um atalho caso não seja muito fã do terminal e queira ter um ícone do Popcorn Time nos seus aplicativos, ou um atalho na barra de atividades do seu Ubuntu, Debian, openSUSE, Fedora, Arch Linux e todas as outras distros Linux com o GNOME.
 
1º Passo: Acesse o seguinte diretório.
cd /usr/share/applications

2º Passo: Utilizando um editor de texto qualquer, crie o seguinte arquivo com os dados abaixo, no meu caso estou usando o Vi, mas você pode usar o nano, gedit, Kate, o que importa mesmo é editar o arquivo:
vi popcorntime.desktop

Agora, insira os conteúdo abaixo dentro do arquivo:
[Desktop Entry]
Name=Popcorn Time # nome da aplicação
 Comment=Popcorn Time # comentário exibido com mouse sobre o menu
 Exec=/opt/popcorntime/Popcorn-Time # arquivo executável da aplicação
Icon=/opt/popcorntime/icon.xpm # ícone usado para a aplicação
Type=Application # tipo de lançador

3º Passo: Salve seu arquivo.

4º Passo: Reinicie sua máquina, ao iniciar novamente o seu atalho estará junto com os atalhos de seus aplicativos.

Também é possível criar outros tipos de atalhos, mas nem sempre os ambiente desktop permite a criação dos atalhos a seguir!
 
Criando um atalho simples:
sudo ln -sf /opt/popcorntime/Popcorn-Time /usr/bin/Popcorn-Time

Criando um lançador dentro do seu ambiente desktop:
echo -e '[Desktop Entry]\n Version=1.0\n
Name=popcorntime\n
Exec=/opt/popcorntime/Popcorn-Time\n
Icon=/opt/popcorntime/src/app/images/icon.png\n
Type=Application\n Categories=Application' | sudo tee /usr/share/applications/popcorntime.desktop
 
Inserido o atalho criado na área de trabalho, existem ambientes que não permitem tal ação, mas não custa tentar!
 
sudo chmod +x /usr/share/applications/popcorntime.desktop cp /usr/share/applications/popcorntime.desktop ~/Área\ de\ Trabalho/
 
 Ok. Não é simples, mas tudo depende um pouco da sua distro.

Seja Livre! Use Linux!

sábado, 27 de maio de 2017

Programas legais para se usar no Windows.

Ok, sei que não é exatamente meu hábito falar de soluções para Windows, mas como meus computadores pifaram e estou utilizando um que não é meu, e não vou fazer a besteira de trocar o sistema sem a permissão do dono, estou utilizando o que já veio... E adivinha só, não é o Linux..


Mas outro dia minha filha, como todo estudante, tinha um trabalho do curso de inglês para fazer e então precisei de algumas ferramentas, afinal ela teria que fazer uma receita de bolo e filmar tudo, além disso, falar tudo em inglês.

Então, utilizei algumas ferramentas para executar a tal tarefa que me fez pensar, poxa, por que não listar os softwares e dizer pra todo mundo. Fiz com eles e foi muito bom o resultado.

Vamos lá: 

1. Transcrever a receita para o inglês de forma que ficasse bonita e apresentável no papel, ferramenta: LibreOffice (livre, excelente, gratuito... Quem precisa de outro?)

2. A filmagem foi totalmente feita em celular e os vídeos salvos em formato 3gp, esqueça os programas de conversão, em grande parte das vezes, basta apenas renomear a extensão para mp4 e eles funcionam normalmente. Para tocar os arquivos pode ser usado o K-Lite Mega Codec Pack.

3. Para editar os arquivos de vídeo, nada de programas caros, pesados e sem graça. Usei o Lightworks Free. Depois de alguns minutos para aprender a usar (não sei direito fazer edição... Minha praia é banco de dados...). Utilização muito fácil e extremamente amigável. Mas sempre é bom ver algum tutorial em vídeo pela Web, a gente aprende rapidinho.

4. Para editar os arquivos de áudio a serem inseridos junto com os vídeos, utilizei o excelente Audacity. Sem surpresas, para mim o melhor de todos.

5. Para editar arquivos de imagem diversos, Photoshop? Lógico que NÃO!!! Acham que eu acho dinheiro no lixo? Pirataria é maus! Utilizei o GIMP! O melhor de todos!

Por enquanto, ficamos por aqui.

A propósito, o LibreOffice, o Lightworks, o GIMP e o Audacity também tem suas versões para Linux. Os codecs é que devem ser obtidos de outras formas. Mas isso já é um motivo para outro post.

Seja Livre!
Use GNU/Linux

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Malwares e outras pragas virtuais...

Seu Windows (sic!) está se comportando de maneira estranha?

Você entra no navegador, procura alguma coisa no google e outro site responde?

Suas páginas preferidas tem propagandas que você nunca viu?

O micro ficou mais lento?

Esteja sempre atento, pois você pode ter pragas virtuais (malwares, adwares, virus e outros) que podem desde causar simples incomodos até grandes prejuízos para seus arquivos, discos e até sua conta bancária, não necessariamente nesta ordem.

Para lidar com isso no Windows, eu posso sugerir alguns programas úteis que se utilizados em conjunto podem literalmente lhe dar algum sossego, são eles:

Antivirus:
-ADAWARE, apesar de lento é muito bom para ser usado na limpeza, não no uso diário.
-AVAST, muito leve, não incomoda no uso nem na navegação, ideal para o uso diário.

AntiMalware:
-MALWARE BYTES - faz a limpeza completa de malwares, adwares e outras ameaças, excelente ferramenta para se ter e até, se for o caso, pagar a versão completa. MUITO BOM.

Limpeza geral e saúde do sistema:
-CCLEANER - Limpa o registro e arquivos lixo indesejáveis, e por vezes até algumas ameaças. Importante ferramente para a saúde do seu sistema.

Finalmente:
Se você quiser minimizar o risco, o grande conselho é: MUDE PARA LINUX!

____________________________________
Seja Livre! Use GNU/LINUX

Data/Hora/fuso horário automáticos no Windows 7, 8, 10.. e no Linux - Hora legal Brasileira (servidor)



Oi gente! Quanto tempo hein?
Eu sei, faz tempo que não tenho postado nada por aqui... O problema é, não ter problemas com o Linux, portanto, vou postar algumas dicas úteis para os usuários do "outro sisteminha.."

Por falar em tempo...

A bateria acabou? Trocou e não teve geito? Deu algum problema e sua bios esquece a hora a todo desligamento?

Simples, resolva assim:

1.) Digite o seguinte texto no bloco de notas e salve como AjustarHorario.bat na área de trabalho:

@echo off
net start w32time
w32tm /resync /force
net stop w32time
echo Ajustando fuso horario
TZUTIL /s "E. South America Standard Time"
echo Fuso horario ajustado.


2.) No menu iniciar digite taskschd.msc + Enter (é o agendador de tarefas do Windows) e na janela que se abre clique em "Criar Tarefa".

3.) Na guia Geral em nome coloque "Atualizar Relógio", marque a opção: "Executar com privilégios mais altos".

4.) Clique na guia: Disparadores e clique no botão Novo, No campo Iniciar a tarefa marque a opção: "Ao fazer logon" e clique em ok.

5.) Ai vai na guia: Ações e clique em Novo, no campo Programa\script coloque o caminho onde você salvou o arquivo "AjustarHorario.bat" ou então clique em procurar e localize o arquivo, depois clique em Ok.

6.) Pronto. Agora reinicie o seu computador e sempre que você ligar vai estar na hora certa (desde que tenha internet)


A propósito, você pode utilizar o servidor de hora do windows ( time.windows.com ) mas eu costumo utilizar o servidor de hora legal do Brasil:

1) Para configurar, clique na hora em sua barra de tarefas
2) Clique em "alterar configurações de data e hora"
3) Abra a aba "Horário da Internet" / botão:  "Alterar configurações"
4) No servidor digite: pool.ntp.br
5) Clique em atualizar agora.

Em conjunto com o Script para atualização automática, seu Windows estará sempre com a data e a hora atualizados e no horário oficial legal do Brasil (hora de Brasília).

====== Fim para o Windows.  ==========================  



No linux, pra variar é ainda mais simples:

 Deve-se instalar no ntp e/ou o ntpdate

sudo apt-get install ntp
sudo apt-get install ntpdate (( este é opcional e já até ultrapassado)

Feito isso,

Abra o arquivo de configuração:
no meu caso usei: sudo geany /etc/ntp.conf

Na linha onde ficam os servidores (a partir da linha 15), comente os servidores que ali estão e adicione no final a linha:

pool pool.ntp.br iburst

ou então

pool time.windows.com iburst        (não testei este aqui viu)


Pronto agora é só reiniciar o serviço:

sudo service ntp stop
sudo service ntp start

Agora seu linux toda vez que iniciar buscará a data legal brasileira.