sábado, 27 de maio de 2017

Programas legais para se usar no Windows.

Ok, sei que não é exatamente meu hábito falar de soluções para Windows, mas como meus computadores pifaram e estou utilizando um que não é meu, e não vou fazer a besteira de trocar o sistema sem a permissão do dono, estou utilizando o que já veio... E adivinha só, não é o Linux..


Mas outro dia minha filha, como todo estudante, tinha um trabalho do curso de inglês para fazer e então precisei de algumas ferramentas, afinal ela teria que fazer uma receita de bolo e filmar tudo, além disso, falar tudo em inglês.

Então, utilizei algumas ferramentas para executar a tal tarefa que me fez pensar, poxa, por que não listar os softwares e dizer pra todo mundo. Fiz com eles e foi muito bom o resultado.

Vamos lá: 

1. Transcrever a receita para o inglês de forma que ficasse bonita e apresentável no papel, ferramenta: LibreOffice (livre, excelente, gratuito... Quem precisa de outro?)

2. A filmagem foi totalmente feita em celular e os vídeos salvos em formato 3gp, esqueça os programas de conversão, em grande parte das vezes, basta apenas renomear a extensão para mp4 e eles funcionam normalmente. Para tocar os arquivos pode ser usado o K-Lite Mega Codec Pack.

3. Para editar os arquivos de vídeo, nada de programas caros, pesados e sem graça. Usei o Lightworks Free. Depois de alguns minutos para aprender a usar (não sei direito fazer edição... Minha praia é banco de dados...). Utilização muito fácil e extremamente amigável. Mas sempre é bom ver algum tutorial em vídeo pela Web, a gente aprende rapidinho.

4. Para editar os arquivos de áudio a serem inseridos junto com os vídeos, utilizei o excelente Audacity. Sem surpresas, para mim o melhor de todos.

5. Para editar arquivos de imagem diversos, Photoshop? Lógico que NÃO!!! Acham que eu acho dinheiro no lixo? Pirataria é maus! Utilizei o GIMP! O melhor de todos!

Por enquanto, ficamos por aqui.

A propósito, o LibreOffice, o Lightworks, o GIMP e o Audacity também tem suas versões para Linux. Os codecs é que devem ser obtidos de outras formas. Mas isso já é um motivo para outro post.

Seja Livre!
Use GNU/Linux

Nenhum comentário:

Postar um comentário