Todo usuário de GNU/Linux tem lá suas manias, ou seja:
Tudo tem que funcionar, rápido, simples, sem frescuras.
Sendo assim apesar de 100% satisfeito com o Ubuntu 10.04 atualizadíssimo, esta semana tirei algumas horas para procurar informações diversas sobre instalação, velocidade, aplicações disponíveis, configurações diversas e ia partir para outras distros, mas aí lembrei que existem algumas distros bacanas da mesma linha do Ubuntu (lubuntu, xubuntu, kubuntu, edubuntu, ubuntu studio) então, já que meu micro está ficando meio velhinho e as novas versões do Ubuntu exigem bem mais do que ele pode oferecer, especialmente no que diz respeito ao suporte gráfico, comecei a procurar algo leve para a placa de vídeo, mas que me apresentasse os mesmos recursos da distro "mãe".
Como todo bom LinuxUser, busquei informações aos montes sobre todos os aspectos do sistema e claro, não perdi meu tempo instalando e configurando coisas para depois descobrir que não iriam funcionar, isto é coisa de WinUser.
Comecei pelo lubuntu, realmente uma apresentação leve e rápida, mas achei minimalista demais e nem todos os recursos que deveriam ser automáticos funcionaram (hi hi) automaticamente. Ou seja, o meu Notebook (onde testei o sistema) não conectou de imediato minha rede wireless como no Ubuntu, nada que algumas informações digitadas não resolvessem. De resto, funcionou rápido, estável (novidade... dã... Linux) e principalmente não exigiu grande coisa da placa de vídeo, entregando um visual muito bonito e cheio de recursos.
Desta forma, já que o lubuntu foi uma experiência sem grandes traumas, parti para algo mais pesado, se assim podemos dizer, já que a base visual é a mesma, apesar de ter mais recursos. Fui testar o Xubuntu.
O sistema realmente me surpreendeu, acabei de iniciar, rodou perfeitamente, quando procurei o suporte à rede ele já havia achado minha rede wifi e a única coisa que tive que digitar foi a senha de conexão. Pronto, já estava na Web. Visualmente tão agradável e estável quanto o Lubuntu, descobri que praticamente todas as facilidades do Ubuntu 10.04 estavam ali presentes, à excessão do LibreOffice que deve ser instalado à parte, já que ele é voltado à leveza e, digamos, o LibreOffice não é nenhuma pena... De qualquer forma, gostei muito do sistema e estou muito inclinado de, com o tempo, migrar definitivamente para o Xubuntu.
Ah sim! Se alguém tentar usar o Xubuntu vai logo sentir falta do editor de menu, tal qual o do gnome, então a gente resolve isso de maneira bem simples, apenas instalando o menu editor. Deixei a dica aí do lado, ou então, clique aqui.
Ola tudo bem?Comecei a usar este sistema Xubuntu 12, olha como vc mesmo descreveu aqui realmente leve e reconhece tudo na hora, gostei mesmo e indico a todos ja esta em minha maquina e nao troco mais por outra distro rsrsr, abraços
ResponderExcluirMais um ponto para o Xubuntu... Valeu!
ExcluirBoa sorte... E quanto a não trocar de distro, bem... Se quiser experimentar outras distros é só usar um Virtual box... Assim não troca, mas o interessante é estar sempre aberto a novidades. Afinal não somos limitados como os WinUsers.