sábado, 28 de dezembro de 2013

Acessando tabelas paradox no Lazarus tpdx

Esta semana deparei com a seguinte situação:
Um sistema antigo, feito para Windows com base de dados Paradox (.db)

O que fazer? Bem verifiquei e o Linux não possui acesso nativamente ou automaticamente atualizado, afinal o Paradox não lá este sucesso todo, tal qual o Dbase, por exemplo.

Como o caso era refazer o desenvolvimento da aplicação agora em Lazarus
deveria ter uma forma de manter os dados... São algumas centenas de tabelas o que não compensa a edição ou criação manual delas. Elas já estão todas populadas e ninguém quer redigitar dados que já estão lá.

Um script até poderia resolver, transformar tudo em tabelas do PostgreSQL, mas daria bastante trabalho para automatizar...

A solução mais simples foi a instalação no LAZARUS da biblioteca para acesso aos dados paradox. O tPdox disponível e livre no Sourceforge.

http://sourceforge.net/projects/tpdx/

Basta baixar, abrir o pacote lpk, compilar e instalar.

Agora você já poderá acessar diretamente as tabelas através da aba de Data Acess do Lazarus.

5 comentários:

  1. Oi Hildoberto,
    Eu estou passando pelo mesmo situação que você passou. Durante quase 15 anos utilizei Delphi para desenvolvimento de sistemas standalone. Em 2009 passei a trabalhar com aplicações web-based e não mexi mais com Delphi. Porém algumas semanas atrás um antigo cliente, o qual prezo muito, me pediu para ajudá-lo a migrar um banco de dados Paradox para MySQL. Como estou fora do Brasil não tenho condições de instalar meu antigo IDE Delphi. Tentei utilizar o TPdx no Lazarus mas estou patinando sem sair do lugar, pois não estou conseguindo configurar o componente. Já gastei dois sábados tentando encontrar o erro, que ocorre tanto no Ubuntu quanto no Windows.

    Se você puder me dar uma dica no que eu estou fazendo de errado, ou de menos, eu seria imensamente grato. No youtube http://youtu.be/gc4VAV-IpGA tem um vídeo mostrando o que está acontecendo.
    Obrigado e parabéns pelo seu blog.
    Ranieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Ranieri, quando postei a dica eu tinha instalado e funcionou com sucesso, mas foi em um notebook com xubuntu 32 bit, também estou tendo problemas em meu desktop que utiliza o xubuntu 64 bit. Estou tentando configurar mas até agora não consegui, Se pintar uma solução vou postar aqui.

      Excluir
    2. Obrigado Hildoberto.
      Eu também vou trabalhar no assunto. Se eu encontrar a solução posto aqui também.
      E mais uma vez quero lhe parabenizar pelo site. Tem muita coisa interessante aqui.

      Excluir
  2. Instalei o Lazarus tpdx mas não sei como configurar a conexão. Poderia me indicar? Agradeço

    ResponderExcluir
  3. Oi Eduardo, vi seu comentário. Até entendo a necessidade de se conectar a um banco paradox, mas será mesmo que vc precisa se conectar a algo obsoleto há tanto tempo? Não seria melhor o uso de um PostgreSQL ou MySQL... Talvez seja o melhor momento de mudar o foco da aplicação. Não aconselho o uso deste tipo de conexão por vários motivos, mas o principal deles é: VOCÊ ESTÁ PRESO A UM CADÁVER DA INFORMÁTICA. Sei que não ajudei, perdoe-me, mas nem sempre o melhor conselho é aquele que vai dar menos trabalho.

    ResponderExcluir