Este post foi publicado pelo próprio Richard Stallman no site oficial do projeto GNU.
Existem razões gerais pelas quais todos os usuários de computador devem
insistir em software livre: ele dá aos usuários a liberdade de controlar
seus próprios computadores — com software proprietário, o computador faz o
que o dono do software quer, não o que o usuário quer. O software livre
também dá aos usuários a liberdade de cooperar uns com os outros e levar a
vida com retidão. Essas razões se aplicam às escolas, assim como a qualquer
pessoa. O propósito deste artigo é expor razões adicionais que se aplicam
especificamente à educação.
Atividades educacionais (incluindo escolas) têm o dever de ensinar apenas software livre.
Aqui estão os motivos.
Em primeiro lugar, o software livre pode poupar dinheiro às escolas. Ele
proporciona às escolas, como a outros usuários, a liberdade de copiar e
redistribuir o software; então, o sistema escolar pode fazer cópias para
todos os computadores que possui. Em países pobres, isso pode ajudar a
acabar com a exclusão digital.
Essa razão óbvia, embora importante em termos práticos, é um tanto
superficial. Desenvolvedores de software proprietário podem eliminá-la ao
doar cópias às escolas. (Aviso: uma escola que aceita tal oferta pode ter
que pagar para atualizar o software mais tarde.) Então vejamos as razões
mais profundas.
Escolas têm uma missão social: ensinar seus alunos a serem cidadãos de uma
sociedade forte, capaz, independente, cooperativa e livre. Elas devem
promover o uso de software livre, do mesmo modo como promovem a
reciclagem. Se as escolas ensinarem software livre, os alunos tenderão a
usá-lo depois de se graduar. Isso ajudará a sociedade como um todo a escapar
do domínio (e abuso) das megacorporações.
O que as escolas devem se recusar a ensinar é a dependência. Essas
corporações oferecem amostras grátis a escolas pela mesma razão que algumas
companhias de tabaco distribuem cigarros grátis a menores: para que as
crianças se viciem(1) . Eles não darão descontos a
esses estudantes quando adultos e graduados.
O software livre permite aos estudantes que aprendam como o software
funciona. Alguns estudantes, quando chegam à adolescência, querem aprender
tudo o que podem sobre computadores e software. Têm uma curiosidade intensa
de ler o código fonte dos programas que eles usam todos os dias. Para
aprender a escrever bom código, os estudantes precisam ler e escrever muito
código. Eles precisam ler e entender programas reais e que as pessoas de
fato usem. Somente o software livre permite isso.
O software proprietário rejeita a sede de conhecimento dos estudantes. Ele
diz: “O conhecimento que você deseja é secreto — aprender é proibido!” O
software livre encoraja todos a aprender. A comunidade do software livre
rejeita o “sacerdócio da tecnologia”, que mantém o público geral ignorante
de como a tecnologia funciona; nós encorajamos estudantes de qualquer idade
e situação a ler o código fonte e aprender tanto quanto eles queiram
aprender. Escolas que usam software livre permitirão que estudantes com um
dom para programar avancem.
A razão mais profunda para se utilizar software livre nas escolas é a
educação moral. Nós esperamos que as escolas ensinem aos alunos fatos
básicos e habilidades úteis, mas seu trabalho não se limita a isso. O
trabalho mais fundamental das escolas é ensinar como ser um bom cidadão, o
que inclui o hábito de ajudar uns aos outros. Na área da computação, isso
significa ensinar as pessoas a compartilhar software. Escolas, começando
pelo berçário, devem ensinar a seus pupilos que “se você traz software para
a escola, você deve compartilhá-lo com seus colegas. E você deve mostrar o
código fonte à turma, caso alguém queira aprender.”
Naturalmente, a escola deve praticar aquilo que prega: todo software
instalado pela escola deve estar disponível para que os estudantes copiem,
levem para casa e passem para frente.
Ensinar os estudantes a usar software livre e a participar na comunidade do
software livre é uma lição cívica levada à prática. Isso também ensina aos
alunos a se espelhar no serviço público ao invés de nos magnatas. Todos os
níveis da educação devem usar software livre.
- Em 2002, a companhia de tabaco RJ Reynolds foi multada em 15 milhões de dólares por distribuir amostras grátis de cigarros em eventos frequentados por crianças. Veja http://www.bbc.co.uk/worldservice/sci_tech/features/health/tobaccotrial/usa.htm.
(Richard Stallman - Projeto GNU)
Post publicado em: http://www.gnu.org/education/edu-schools.pt-br.html
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