Quem vem do mundo das grades (com vidros e tudo), sabe que para o seu Media Player tocar alguma coisa precisa de codecs. Sem eles você não vê aquele filme (pirata), não escuta aquela música MP3 muito legal (pirata), não consegue nem mesmo abrir aquele DVD de filme que o amigão dele conseguiu fazer uma cópia, depois de ter comprado no camelô, mas esconde senão a Polícia Federal te prende sujeito!!!!
Claro que nós que utilizamos software livre e nos preocupamos com os direitos dos artistas não fazemos (OU NÃO DEVERÍAMOS FAZER) este tipo de coisa ilegal, mas podemos sim, baixar músicas MP3 de modo lícito, para isto temos sites diversos, ou talvez queiramos ver um filme e tem centenas deles liberados legalmente (inclusive no YouTube!) ou até fazer cópias de DVD dos seus aniversários, enfim, apesar de ter as ferramentas necessárias para o ilícito, é uma questão de ética não fazê-lo, ou você pega a faca da cozinha e sai por aí matando as pessoas?!
Ou seja, podemos instalar os codecs para nosso Linux e usá-los para o bem. No Ubuntu, isto é muito fácil!
Basta entrar na Central de Programas do Ubuntu e buscar a palavra "restricted", logo aparecerá uma lista onde se pode encontrar o "Ubuntu restricted extras". Clique em instalar e pronto, seu Ubuntu terá todos os codecs necessários para rodar filmes em flv, avi(divx), mpeg, mp3, java e montes de recursos, tais como fontes true type do Window$, Java Runtime, entre outras.
A propósito, se você como eu é um usuário do Xubuntu, pode instalar os codecs do xubuntu ou ubuntu, mas na verdade os do ubuntu são até mais numerosos. Na dúvida... Instala os dois ;P
Liberdade - Sempre - Use GNU/Linux
Nenhum comentário:
Postar um comentário