sexta-feira, 23 de março de 2012

Há males que vem para bem... Urna eletrônica "violada".

Nada como abrir o código fonte de um sistema para descobrir seus erros.

Hoje eu estava lendo o jornal (O Dia OnLine) e deparei com a notícia abaixo:


Segurança de urna eletrônica é violada em teste no TSE

Brasília -  Uma equipe de professores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB) conseguiu violar o sistema das urnas eletrônicas usadas pela Justiça Eleitoral. O fato ocorreu durante uma série de testes públicos feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) esta semana, em parceria com profissionais e estudantes da área.

Durante a simulação, o grupo da UnB conseguiu descobrir quais foram os candidatos votados em determinada urna, mas não chegaram aos autores dos votos, o que significa que o sigilo do voto não foi quebrado. De acordo com o TSE, os nove grupos que participaram dos testes receberam o código-fonte usado nas urnas, dado que facilitou a atuação dos hackers durante teste, e que não é liberado para o público em geral.

O presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, disse nesta quinta-feira que os eleitores podem ficar tranquilos, pois o sistema é confiável. “O objetivo do teste é esse mesmo, ver como aprimorar o sistema. Em uma situação real, seria impossível violá-lo sem o código-fonte”.

De acordo com o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, o resultado do teste foi uma “contribuição extremamente positiva” e algo já esperado. A secretaria informou que o resultado será usado para o aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação, já que este é o objetivo da simulação promovida pelo TSE.

As informações são da Agência Brasil
Fonte: O Dia online


Para qualquer pessoa uma notícia assim poderia parecer ruim, mas para quem luta pelo software livre sabe que, quanto mais aberto o código mais erros são encontrados e corrigidos e o resultado é um sistema mais seguro e confiável. E é exatamente neste sentido que o TSE resolveu (mesmo que restritamente) abrir o código das urnas.

Na verdade, acredito que, se o TSE realmente abrisse o código fonte para a comunidade, em muito pouco tempo teríamos urnas quase 100% invioláveis e o que resulta disto? Respeito e segurança nas eleições.

1x0 para o TSE, mas o jogo está só no início. 
Vamos lá senhores, abram e distribuam o código fonte e os principais interessados vão deixar o sistema ainda mais seguro.

E imaginem só...
Nosso sistema de urnas eletrônicas espalhado mundo afora... Só vai incentivar a democracia!

____________________________
Usuários de software proprietário - Liberdade - Nunca terão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário