sábado, 2 de abril de 2011

Ferramentas de Desenvolvimento no Linux

Algumas ferramentas de desenvolvimento no Linux.

O GNU/Linux sempre foi um ambiente quase exclusivamente para desenvolvedores e sendo assim é bastante lógico que haja dezenas de ferramentas de desenvolvimento das mais simples até as mais especializadas. Não vamos entrar aqui na loucura de querer descrever todas as ferramentas nem entrar em discussões infindáveis sobre qual o melhor software para esta ou outra necessidade.

Vamos nos focar em algumas ferramentas simples e outras nem tanto para o desenvolvimento de sites para a web, criação de programas, enfim, algumas aplicações mais voltadas a desde pequenos negócios até desenvolvimento de grandes sistemas, mas com o objetivo de facilitar a vida dos desenvolvedores que estão migrando agora do mundo Window$ para o GNU/LINUX, sempre utilizando o UBUNTU como base operacional.


1. Desenvolvimento de Sites:
Criar Sites é algo muito mais comum hoje em dia e por mais avançados os sistemas de uma forma ou de outra sempre acabam caindo num denominador comum: HTML

Um bom editor de HTML deve ser simples, rápido e com resultados eficientes, uma boa opção pode ser o BueFish disponível para Linux e Window$, tem uma interface muito simples e comandos bem à mão uma excelente alternativa em se comparando com outros softwares, uma outra opção (que nem instalação necessita, se você se utiliza do Gnome é o próprio GEdit, ele consegue codificar em cores, tem também uma interface muitíssimo simples, apesar de não ser especializado em HTML, mas na falta de qualquer outro editor é bem poderoso, sendo também uma opção para várias outras linguagens como PHP, Pascal, etc.

Também ainda na área de desenvolvimento de sites, podemos listar aqui o Quanta Plus (imagem acima), que é considerado o melhor dos editores Web para Linux. Novamente não estou aqui para julgar mas sim para dar uma luz e opções a quem quiser se aventurar nesta área.

Não podemos esquecer que não se desenvolvem sites atualmente sem boas ferramentas gráficas de apoio, no GNU/Linux, como já foi citado em posts anteriores, temos o Inkscape e o Gimp que podem ser considerados os melhores para as suas respectivas funções (desenho vetorial e edição de imagens)


2. Desenvolvimento de diagramas lógicos, modelos relacionais, etc.

No Windows o mais famoso e também "pirateado" é o Microsoft Visio (sempre a Microsoft...), em Linux temos uma aplicação muito eficiente em se criar modelos desta natureza e que também é uma realidade no Window$. O programa "DIA" Editor de diagramas tem diversas ferramentas visuais que auxiliam na criação de diversos tipos diferentes de modelos. É um software bastante simples de se utilizar e depende mais da criatividade do desenvolvedor do que de conhecimento. Uma boa pedida.


3. Você programa em Delphi? Então você pode ser um usuário de Lazarus



O Delphi é uma IDE poderosíssima criada sobre uma linguagem tão poderosa quanto a própria IDE, o Object Pascal. Em Linux, a antiga Borland havia começado um movimento de criação de um "Delphi", o Kylix, que infelizmente foi descontinuada, mas a idéia de se ter uma IDE tão poderosa no Sistema Operacional mais "poderoso" não foi abandonada e então foi criado o Lazarus, uma versão Free muito parecida com o Delphi até mesmo em seu aspecto visual, mas que tem a peculiaridade de compartilhar código escrito em windows, linux, solaris... Basta escrever e compilar em qualquer destas plataformas. Em parte isto é verdade, principalmente se você é um programador iniciante no mundo do Object Pascal. A grande vantagem do Lazarus é justamente ter sido criado sobre um dos melhores compiladores do mundo Linux, o Free Pascal. Uma excelente opção para desenvolvimento de aplicações robustas e acesso a dados locais ou remotos.

Por enquanto é só, mas logo nos encontramos de novo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário