segunda-feira, 4 de abril de 2011

Mais sobre o Lazarus

Quando postei aqui pela primeira vez disse que as dicas seriam todas em modo texto. Bem, isso não será possível, mas não é uma notícia ruim.

O modo texto é excelente mas não oferece a informação visual e sendo assim, vou me utilizar também do formato PDF, além do TXT para as dicas, afinal, praticamente todo mundo consegue ler um PDF...

Mas vamos ao que realmente interessa.

Estou desenvolvendo algumas aplicações em Lazarus e estou muito satisfeito com os resultados obtidos, ou seja, acesso a banco de dados relacional, rapidez de resposta e facilidade na criação de relat.... (ih!) Cadê o LazReport?! O criador de formulários padrão do Lazarus?!

Passado o susto, vi que bastava instalar o componente que já estava direitinho presente na instalação original.

Basta seguir a dica: Instalando o LazReport

Ali também está presente um link para o tutorial oficial do LazReport.

Uma outra dica também para os mais desavisados na programação em "Lazarus" é que os componentes originais para acesso a dados são, um tanto, complicados... Uma boa resposta a este probleminha seria o ZeosLib , com uma poderosa interface de comunicação com a maior parte dos melhores bancos de dados existentes, é uma ferramenta de simples utilização e muito parecida com a paleta ADO do Delphi, não deixe de instalar e experimentar.

Instalando o ZeosLib no Lazarus.

Bom código.

Nenhum comentário:

Postar um comentário