sábado, 9 de abril de 2011

Quer ter liberdade? Então você quer aprender Linux...

Você que usa o Windows e tem menos de vinte anos de idade por acaso já utilizou um comando do tipo "copy c:\arquivos\texto.rtf c:\outrodir\texto" ou então rodou um programa tal qual "arj x -va -y *.arj .\compact"? Tenho boas razões para achar que não. Porquê? Muito simples, desde idos de 1995 que o DOS foi tomando lugar de coadjuvante no mundo Microsoft, chegando mesmo a uma posição de mero figurante nesta realidade.

Ninguém acessa ftp ou http, ninguém mais edita textos ou planilhas e ninguém mais passa horas estudando manuais e livros para saber o formato de cada sintaxe ou mesmo ninguém mais quebra a cabeça para editar alguns arquivos de configuração... Não isso não acontece mais mesmo... Não no mundo Microsoft.

Qual a consequência? Simples, os usuários são compelidos a acharem que desenvolver um software é coisa de NERDS altamente qualificados e mais inteligentes do que as pessoas comuns e que o computador deve ser tocado apenas utilizando-se programas conhecida e largamente utilizados, sem a preocupação de como funcionam as coisas. Por sua vez, a visão das grandes software-houses é de encher os mesmos usuários de propagandas mirabolantes sobre as coisas "incríveis" que eles conseguem fazer com este ou outro programa que prometem maravilhosos resultados, mas que para a grande maioria dos usuários são meramente mais um programa "legal" a ser adquirido e ter seu poder utilizado em, quem sabe, 5% de sua extensão.

Mas e o modo texto? Novamente esquecido... Afinal ele não é bonito, não fica bem em propagandas, parece uma carroça em tempos de formula 1...

Bem, isso acontece... No Windows... Isso acontece.

Agora imagine fazer o download de grandes arquivos, configurá-los e fazê-los funcionar com perfeição em poucos segundos com apenas uns míseros segundos ou minutos (depende da sua conexão, não é mesmo ;D), não estou aqui falando de programinhas quaisquer, estou falando de sistemas de gerenciamento de informações, completos e complexos, com muitas ferramentas de altíssimo nível, podemos citar muitos aqui mas que tal citar pelo menos dois dos mais conhecidos: My/SQL, PostgreSQL, estes para quem não conhecem são apenas dois dos melhores e mais utilizados gerenciadores de informações (bancos de dados) do planeta. Que tal configurar, ainda em modo texto para que um computador de sua rede seja um servidor web (http) e ainda tenha proteção contra quaisquer engraçadinhos mal intencionados, usando softwares como APACHE e o SSH. Sempre instalando via linha de comando, sem em nenhum momento precisar de um pesado e moroso modo visual... Dá até mesmo para postar mensagens aqui neste blog desta maneira... Isto tudo, é claro, não no Windows, cujo DOS (coadjuvante) limitado demais e, digamos, pateticamente inseguro (neste caso TODO O WINDOWS) para este tipo de tarefa.

Novamente não é mais uma questão de escolha, é apenas uma questão de lógica e bom senso: GNU/Linux.

Nele não precisamos de ferramentas gráficas mirabolantes para fazer o que queremos, mas não só temos tais ferramentas como não ficamos relegados a uma única interface (sério, é muito chato!!) Temos comandos e programas em linha de comando tão poderosos que navegar em modo visual passa, este sim, a virar um mero coadjuvante. Sistemas de instalação completos e que realmente organizam as coisas todos controláveis por pequenas jóias em modo texto. Tudo muito rápido e extremamente eficiente... Quer saber mais sobre Linux, aprender o poder da liberdade e do modo texto, além disso quer ter uma opção real? Existem milhares de páginas de manual (man pages) e maneiras de como fazer as coisas (how-tos) simplesmente adicionando man antes de um comando.

Aprender, saber como funciona e dominar o seu sistema é ter poder de escolher entre ser um simples usuário de programas que os outros fazem e ser um usuário Linux, e fazer os seus próprios programas.

Quer aprender um pouco sobre Linux, acesse o The Linux Manual: http://www.devin.com.br/tlm4/

Eu me peguei lendo este site... Já aprendi muito. Aprendam também. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário