segunda-feira, 7 de março de 2022

Área de trabalho poluída - Perda de produtividade, perda de tempo, desorganização... Isso pega mal.

Não sei se é o caso de vocês, mas quando vou fazer um café e vejo a pia cheia, minha primeira reação é de antes de mais nada, lavar a louça.

Se você entra em um quarto e vê a cama sem fazer, coisas espalhadas pra todo lado, qual a primeira impressão? Sim, desordem, sujeira. 

Não adianta sequer propagandas positivas, por exemplo, Rio de Janeiro, mundialmente conhecida por ser a "cidade maravilhosa" mas, trabalho no centro do Rio a quase 30 anos (1994 - 2022 ainda...) e o que vejo não é esta propaganda toda, ruas imundas, sujeira e mal cheiro espalhados para todos os cantos, bueiros entupidos, moradores de rua... Isto não me parece tão maravilhoso assim, na verdade, esta constatação chega com uma quase afirmação: O centro do Rio de Janeiro é mal administrado ou na melhor das hipóteses, abandonado pelas autoridades responsáveis.

Então, aí chegamos ao ponto, quem é responsável por uma pia suja, um quarto desarrumado, uma cidade mal administrada? Você e eu podemos não saber o nome deles, mas a analogia cai como uma luva para os usuários de computador. Afinal a lixeira é onde a gente deixa o lixo e não a Área de trabalho, não é mesmo?

Alguns usuários de computador, em grande maioria, daqueles que não dominam muito bem a ferramenta, não sabe como dispor itens em diretórios apropriados ou menus de aplicação como deveriam, então acabam por poluir suas áreas de trabalho.

Felizmente (ou não?) os desenvolvedores de SO, aqui incluo Linux e Windows tiveram uma boa ideia, inserir a pasta Área de Trabalho dento do diretório do usuário, assim, em um eventual backup (caso o usuário saiba o que é e faça...) ela acaba sendo salva em todo o glamour de sua desordem.

Mas isso é um paleativo, e um mal recurso, visto que a preguiça acaba por ir deixando a Área de Trabalho mais e mais poluída, afinal, está segura (?). Pois é, segura mas nem tanto. Arquivos e atalhos (ícones) deixados convivendo no mesmo lugar podem dar uma falsa sensação de que tudo está ali, mas as coisas podem estar tão espalhadas dentro do HD de seu computador que não tem Backup que dê solução para perda de arquivos. Até mesmo um delete acidental pode ter a  consequência de destruir uma enorme e importante parcela do seu trabalho diário.

Mas tem solução? Claro que sim. Tudo começa pelo usuário procurar aprender (estuda um pouco o SO que você usa, sujeito!) a lidar com diretórios e com os menus do sistema. Organize melhor sua pasta pessoal assim as coisas vão ser salvas ali e não na Área de Trabalho. E esta última e principalmente esta, deve ser o mais minimalista possível. Limpa, simples e com acesso direto apenas ao que for de vital importância deixando todo o resto para diretórios adequadamente criados e mantidos afim de que se possa fazer um backup eficiente e uma administração ainda mais eficiente, o que evita tanto repetições desnecessárias de arquivos de trabalho assim como economizando espaço físico no HD assim como tempo de acesso, não pelo computador, mas pelo próprio usuário que saberá exatamente onde estão os arquivos e como estão organizados.

Fica a dica: Área de trabalho limpa, ajuda a limpar a sua imagem com o chefe!

Brincadeira à parte, uma Área de trabalho limpa denota que você é um sujeito organizado e que domina a ferramente, mesmo que um pouco, o que lhe dá um crédito com seus superiores, caso eles tenham que, de uma hora para outra, acompanhar você na execução de alguma tarefa.

Seja simples e use Linux e mantenha limpa sua Área de Trabalho.



Nenhum comentário:

Postar um comentário