terça-feira, 29 de março de 2022

Como remover o "Ubuntu (Padrão)" do seu Lightdm/Cinnamon (Ubuntu 20.04)

Outro dia, queria fazer uma pequena alteração visual no meu Ubuntu e por força de muita sugestão acabei tentado a instalar o gnome-tweaks, o problema é que eu estava utilizando o Cinnamon com Lightdm, então já viu né, o bicho instalou o gnome-desktop e o gnome-shell, e deixou o incomodo Ubuntu (Padrão) na seleção de Gerenciadores de Janela.

Nem preciso dizer que isso não me agradou, visto que não queria isso e de quebra ainda instalou o GDM3 que não era o caso.

Agora que eu sei o que causou é até fácil falar, mas na hora, nem sabia o que fazer. Mas, depois de muita pesquisa e achar uma tonelada de soluções que não eram aquilo que eu queria, finalmente encontrei o caminho de corrigir o problema. Segue a solução abaixo.

Ao instalar o gnome-tweaks automaticamente o sistema intalou o gnome-shell e causou o estrago, pois ele instalou também o gnome-shell que passou batido e me causou todo o incomodo.

Para resolver, bastou um " sudo apt-get remove gnome-shell " ele então removeu não só o shell, mas também o tweaks, o gdm3 e todos os problemas causados pela instalação equivocada.

Só por desencargo de consciência, rodei o " sudo dpkg-reconfigure lightdm " que não me deu resposta, claro, depois da desinstalação já que foi removido o gdm3 ficou somente o lightdm como padrão.

E o ambiente gráfico voltou a ser o Cinnamon.

Fonte:  https://sobrelinux.info/questions/32749/how-can-i-remove-gnome-desktop-environment-without-messing-unity-de-ubuntu-16

__________________________________________________________________ 

Em Linux, tudo tem conserto é só procurar direitinho...



Nenhum comentário:

Postar um comentário